quinta-feira, 27 de março de 2014

Filmes ruins e esquecidos da história do Oscar - PARTE I

Quem nunca ouviu a afirmação de que o Oscar imortaliza os vencedores? Pois bem, a Academia de Artes e Ciencias Cinematográficas já indicou centenas de películas em seus 87 anos de história. Contudo dezenas delas entraram para o esquecimento. Fiz um apanhado de alguns filmes sofríveis que foram indicados ou venceram a estatueta dourada mais cobiçada do planeta.

Krakatoa: East of Java de Bernard L. Kowalski (1969)
Indicado para: EFEITOS ESPECIAIS
Perdeu para: Marooned de John Sturges
Filme catástrofe sobre o lendário vulcão Krakatoa, localizado no Pacífico. Com Maximilian Schell e Diane Baker no elenco, "Krakatoa" é tão ruim que até o título possui uma incongruência geográfica, já que o vulcão localiza-se à oeste de Java, e não à leste como informa o nome da película.


Quando os Dinossauros Dominavam a Terra de Val Guest (1970)
Indicado para: EFEITOS ESPECIAIS
Perdeu para: Se Minha Cama Voasse de Robert Stevenson
Apesar do bom stop-motion dos dinossauros, o filme tinha apenas um intuito; mostrar loiras gostosonas semi-nuas fugindo de répteis de massinhas. "Quando os Dinossauros..." perdeu para um filme da Disney, mas ganhou o carinho de uma legião de fãs de películas cult.

Até que Enfim é Sexta-Feira de Robert Klane (1978)
Ganhou por CANÇÃO
Terrível genérico de "Embalos de Sábado a Noite", "Até que enfim" pegava carona com a música Disco dominante na época. Se não bastasse o enredo água com açúcar, o filme contava com a sofrível interpretação de Donna Summer, que canta a premiada música da película.

O Dia em Que o Mundo Acabou de James Goldstone (1980)
Indicado para: FIGURINO
Perdeu para: Tess de Roman Polanski
Parece que a Academia é chegada em péssimos filmes catástrofe sobre vulcões. É o caso de "O Dia em Que o Mundo Acabou", película protagonizada por nomes de peso como Paul Newman, Jacqueline Bisset e William Holden. A película ajudou a "sepultar" os filmes catástrofes que eram fenômenos na década de 70.

Heartbeeps de Allan Arkush (1981)
Indicado para: MAQUIAGEM
Perdeu para: Um Lobisomem Americano em Londres de John Landis
Dificilmente o legendário maquiador Rick Baker, de "Um Lobisomem Americano em Londres", poderia perder para um bando de máquinas de latão apaixonadas. O comediante Andy Kauffman interpreta um tímido e desajeitado robô enamorado por outra lata velha. Horroroso.

Poderoso Joe de Ron Underwood (1998)
Indicado para: EFEITOS ESPECIAIS
Perdeu para: Amor Além da Vida de Vincent Ward
Refilmagem do homônimo de 1949, "O Poderoso Joe" é um típico filme da década de 90; clichês tediosos em um enredo desnecessário. E os efeitos nem eram grandes coisas para estar entre os melhores de 1998.


Saiba mais sobre o Oscar 2014 e inscreva-se no canal!




0 comentários:

 

Blogroll

free counters

Minha lista de blogs