quinta-feira, 27 de março de 2014

07 diretores - 07 estreias

Por Carlos Larios
(INSCREVA-SE NO CANAL LARIOSCINE)

 David Lynch
Em 1966, o jovem estudante de artes David Lynch, estreiou no cinema com um curta de animação experimental intitulado "Six Figures Getting Sick". Com ajuda do colega de classe Jack Fisk (indicado posteriormente ao Oscar de direção de arte por "Sangue Negro"), o debute do cineasta prima pelo incompreensível retrato sobreposto de seis rostos. Uma gritante sirene ecoa durante os quatro minutos, enquanto a imagem simula uma suposta indigestão das figuras retratadas. Subitamente as imagens ganham cores e movimentos que confundem e atordoam o espectador. Em seu primeiro trabalho, Lynch já consolidava seu cinema difícil.



Quentin Tarantino
Pergunta ao amigo cinéfilo. Qual foi o primeiro filme de Quentin Tarantino? Se você respondeu "Cães de Aluguel", errou. Em 1983, o cineasta juntou os amigos de seu curso de atuação, pegou uma câmera amadora e filmou "My Best Friend´s Birthday". Com o dinheiro que ganhava como balconista de locadora, Tarantino financiou a película por 3 anos. O filme é uma comédia protagonizada pelo próprio cineasta que, além de atuar e dirigir, também roteirizou e produziu o média metragem de 69 minutos. Infelizmente boa parte do material filmado por Tarantino foi destruído durante um incêndio no estúdio de edição. O restante foi reaproveitado para ser exibido para um pequeno público em 1987 e pode ser conferido abaixo. A marca registrada do cineasta é latente já em seu primeiro filme que, apesar do amadorismo, prima pelos diálogos ligeiros e inteligentes.


 Roman Polanski
A vida sofrida de Roman Polanski que, recentemente ganhou uma biografia, também foi retratada em seu primeiro filme. Em 1955 o jovem diretor de 22 anos de idade dirigiu o curta "Rower" (bicicleta) para um projeto da escola de cinema que estudou . O curta foi baseado no episódio em que Polanski tentou comprar uma bicicleta de um criminoso de alta periculosidade, desconhecendo a identidade do meliante. Mas ao tentar fazer negócio, o jovem cineasta foi roubado e agredido pelo homem. Polanski fraturou o crânio e precisou ser hospitalizado. Em "Rower" o diretor refaz a cena, interpretando a si mesmo. Apesar do susto, o fato rendeu uma história e tanto que merecia ser retratada. O resultado foi muito bem recebido pelo próprio diretor que ficou muito satisfeito e seguro de seu talento. Infelizmente, nem Polanski sabe o fim que destino levou seu primeiro filme.


 Christopher Nolan
Em 1997, mesmo ano em que Batman atingiria o "fundo do poço" no cinema com a película protagonizada por George Clooney, o britânico Christopher Nolan filmava seu primeiro filme. Com três minutos de metragem o curta "Doodlebug" disseca a psique humana, explorando com metáfora, a mente atordoada de um homem. Como um "prelúdio" para a carreira sombria do cineasta, "Doodlebug" é uma amostra do talento do diretor inglês que repaginou o fracassado "Homem Morcego", tirando-o do limbo cinematográfico.



Martin Scorsese
"What's a Nice Girl Like You Doing in a Place Like This?" (1963), curta-metragem estudantil dirigido pelo jovem ítalo-americano, Martin Scorsese, evidenciava seu futuro promissor. Para primeira película , o famoso diretor abusou de movimentos de câmera e fotografia pouco usuais para o período, imprimindo originalidade para o, até então, cineasta amador. A trama conta a história de um escritor que, sem inspiração para exercer seu ofício, se encontra fascinado com uma foto que acabara de comprar e pendurar na parede de seu pequeno apartamento. As locações não poderiam ser mais apropriadas - "Little Italy" em Nova York, "habitat" natural de Scorsese durante sua juventude. Esse é o primeiro registro de uma película do diretor de "Taxi Driver". Entretanto, o site de cinema IMDB destaca o curta "Vesuvius VI", de 1959, como a primeira obra cinematográfica de Martin Scorsese, mas que infelizmente se encontra perdido.


 Charles Chaplin
Em 1914, já famoso e perto do fim de seu contrato com o estúdio Keystone, Charles Chaplin decidiu escrever e dirigir seu primeiro curta metragem. Intitulado "Twenty Minutes of Love", a película não é um grande debute e, de longe, lembra as melhores performances do vagabundo mais adorável da sétima arte. Contudo naquele pequeno filme, Chaplin começaria a desenvolver e a semear sua aptidão como o genial criador de histórias. O curta que estreou nos EUA no dia 20 de abril de 1914, foi co-dirigido pelo desconhecido Joseph Maddern e pode ser conferido abaixo.




 Ridley Scott
Muitos dos debutes de grandes cineastas começaram nas escolas de cinema. E não foi diferente com o britânico Ridley Scott que usou seu irmão Tony (também cineasta) como o protagonista de "Boy and Bicycle", primeira experiência cinematográfica do diretor de "Alien" e "Blade Runner". O curta de 28 minutos, filmado com uma câmera 16mm na cidade de Hartlepool, na Inglaterra, conta a história de um jovem que percorre com sua bicicleta, as ruas de uma inóspita cidade, imaginando ser a última pessoa do mundo. O curta é um ensaio e uma reflexão sobre a vida que foi elogiada até pelo lendário compositor John Barry que, por uma quantia irrisória, compôs o tema sonoro de "Boy and Bicycle".




0 comentários:

 

Blogroll

free counters

Minha lista de blogs