quinta-feira, 2 de maio de 2013

Festival Varilux de Cinema Francês 2013

Por Carlos Larios

Para os fãs do cinema francês, uma ótima notícia. O Ministério da Cultura, o Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura apresentam o Festival Varilux de Cinema Francês 2013. Os filmes do evento, que vai acontecer entre os dias 01 e 16 de maio, serão exibidos em 40 cidades brasileiras. A estimativa divulgada pela organização do evento prevê um público de 100 mil pessoas durante as duas semanas.

Da esquerda para direita, Philippe Le Guay, Michel Leclerc, Jean-Paul Lilienfeld, Benoît Jacquot, Agnès Jaoui, Arthur Dupont, Danièle Thompson, Jean-Pierre Améris e Christa Theret (FOTO: PAULA QUINTAS/ LARIOSCINE)

Abrindo com chave de ouro,o festival levou para São Paulo consagrados nomes franceses. A comitiva presente na coletiva imprensa foi formada por profissionais que terão seus trabalhos exibidos nos 15 dias da mostra. Os diretores que estiveram divulgando seu trabalho foram; Danièle Thompson (Aconteceu em Saint-Tropez), Benoît Jacquot (Adeus, minha rainha), Agnès Jaoui (Além do arco-íris), Michel Leclerc (Anos incríveis), Jean-Pierre Améris (O homem que ri), Philippe Le Guay (Pedalando com Molière), Jean-Paul Lilienfeld (Prenda-me). Além dos cineastas, os atores Arthur Dupont (Os Sabores do Palácio e Além do arco-íris) e Christa Theret (O homem que ri e Renoir) também compareceram ao papo com a imprensa.

O festival vai exibir uma mostra especial do cineasta Benoît Jacquot (FOTO: PAULA QUINTAS/LARIOSCINE)

Empolgados com oportunidade de divulgarem seus filmes no Brasil, os artistas transmitiam simpatia. "Sou uma grande amante da música brasileira, e tenho muitos outros motivos para gostar daqui", revelou a atriz e cineasta Agnès Jaoui, em um português fluente. O jovem ator Arthur Dupont disse que estava muito ansioso para saber a repercussão do público no país. Quando questionados sobre a possibilidade de trabalhar com uma nova geração de atores, o diretor Benoît Jacquot foi enfático; "As atrizes mais consagradas costumam me procurar (...) meu trabalho é achar novos talentos", contou o cineasta que já dirigiu Isabelle Huppert, Daniel Auteil, Jean-Pierre Cassel, Isabelle Adjani e Catherine Deneuve.

A atriz e diretora Agnès Jaoui já foi premiada em Cannes por roteiro, em 2004 (FOTO: PAULA QUINTAS/ LARIOSCINE)

Por falar em reconhecidos astros franceses, Jean-Pierre Améries, que dirige ninguém menos que Gerárd Depardieu em "O homem que ri", afirmou não diferenciar os seus atores veteranos dos menos conhecidos; "Eu os vejo da mesma forma". Na hora de eleger seus filmes brasileiros favoritos, a obra de Glauber Rocha não podia ficar de fora. "Deus e o Diabo na Terra do Sol, certamente é a película que mais gosto", disse Phillipe Le Guay. "Cidade de Deus", "Central do Brasil" e até "Dona Flor e seus Dois Maridos" também foram citados, ao lado da co-produção franco-brasileira "Orfeu Negro" de Marcel Camus.

Christa Theret já contracenou com Depardieu e já fez o papel de amante de Jean Dujardin. A atriz está com dois filmes sendo exibidos no Festival Varilux (FOTO: PAULA QUINTAS/ LARIOSCINE)

Além dos artistas presentes, o festival vai exibir filmes de outros experientes diretores como Jacques Audiard e Bruno Dumont. Confira se sua cidade faz parte da relação do evento, e a relação dos filmes.

FILMES:


Aconteceu em Saint-Tropez de Danièlle Thompson
Com Monica Bellucci e Kad Merad

Adeus, minha rainha de Benoît Jacquot
Com Léa Seydoux e Diane Kruger


Além do arco-íris de Agnès Jaoui
Com Agathe Bonitzer e Arthur Dupont

Anos incríveis de Michel Leclerc
Com Félix Moati e Sara Forestier


Camille Claudel 1915 de Bruno Dumont
Com Juliette Binoche e Jean-Luc Vincent

Uma dama em Paris de Ilmar Raag
Com Jeanne Moreau e Laine Magi

A datilógrafa de Régis Roinsard
Com Romain Duris e Déborah François


Feito gente grande de Carine Tardieu
Com Agnès Jaoui e Denis Podalydès

Ferrugem e osso de Jacques Audiard
Com Marion Cotillard e Matthias Schoenaerts

O homem que ri de Jean-Pierre Améris
Com Gérard Depardieu e Christa Theret

O menino da floresta de Jean-Christophe Dessaint
Vozes de Jean Reno e Lorant Deutsch


Pedalando com Molière de Philippe Le Guay
Com Fabrice Luchini e Lambert Wilson

Prenda-me de Jean-Paul Lilienfeld
Com Sophie Marceau e Miou-Miou

Os Sabores do Palácio de Christian Vincent
Com Catherine Frot e Jean d´Ormesson

MOSTRA BENOÎT JACQUOT

Cidades que exibiram os filmes do FESTIVAL VARILUX DE CINEMA FRANCÊS

Aracajú, Belém, Belo Horizonte, Blumenau, Brasília, Campinas, Cotia, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Indaiatuba. João Pessoa, Juiz de Fora, Jundiai, Londrina, Macaé, Maceio, Manaus, Maringá, Natal, Nova Friburgo, Novo Hamburgo, Palmas, Petrópolis, Porto Alegre, Recife, Resende, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, Santa Maria, Santos, São Gonçalo, São Luis, São Paulo, Sorocaba, Teresópolis, Tubarão e Vitória

LOCAIS E HORÁRIOS NA SUA CIDADE, ACESSE

http://variluxcinefrances.com/


 

Blogroll

free counters

Minha lista de blogs