quarta-feira, 25 de julho de 2012

Exposição "George Méliès - O Mágico do Cinema"

  
   O Museu de Imagem e Som de São Paulo (MIS) está com uma bela exibição sobre o cineasta francês George Méliès. Adepto do ilusionismo, o artista viu no cinematógrafo dos irmãos Lumiéres, a possibilidade de aprimorar seus truques de mágica. Foi com esse intuito que Méliès dirigiu seus primeiros projetos, levando truques impossíveis de serem executados, para frente das câmeras. Com trucagem e sobreposição, o diretor criou mais 555 curtas, entre os anos de 1896 e 1913.


   Com o estopim da Primeira-Guerra Mundial, Méliès se viu obrigado a parar com a produção dos curtas que, também, não recebia mais a demanda que tinha durante seu auge. O cineasta perdeu quase toda sua filmografia e nunca mais voltou a produzir um novo filme. Mas pouco tempo antes de seu falecimento, a Cinemateca Francesa o homenageou e conseguiu, recebendo sua consagração depois de anos no anonimato.


   Detalhes da vida e obra do cineasta pode ser vista na exposição "George Mélies - O Mágico do Cinema". Inclusive, o visitante pode participar de uma película do francês, graças a um estúdio construído especialmente para mostra. Se você estiver em São Paulo, pode visitar a exposição até o dia 16 de setembro. 



    Estive no local ao lado do jornalista (e estudante de filosofia) Fabricio Behrmann, para coletarmos imagens e fazermos um vídeo sobre o divertido passeio cultural. Espero que gostem.


0 comentários:

 

Blogroll

free counters

Minha lista de blogs