domingo, 26 de fevereiro de 2012

Primórdios do cinema - Referências de "Hugo Cabret"


   Quem assistiu à "A Invenção de Hugo Cabret" no cinema, pôde prestigiar um dos mais geniais cineastas em atividade: Martin Scorsese. O diretor de "Taxi Driver" e "Os Bons Companheiros" é fundador da "The Film Foundation", instituição sem fins lucrativos, que preserva antigas películas.


   Tamanho afeto e dedicação para conservação de clássicos do passado é, enfim, retratado por Scorsese em "Hugo Cabret". O diretor abusa de técnicas tridimensionais impecáveis e didatismo cinéfilo para verdadeiros fãs da sétima arte. O filme mescla a tecnologia mais moderna empregada, com a magia dos primeiros filmes que remontam do fim do século XIX. Confira a lista de películas prestigiadas pelo cineasta americano em "A Invenção de Hugo Cabret", e uma linha do tempo sobre a história dos primeiros anos do cinema.



Corbett and Courtney Before the Kinetograph (1894)
   Um dos primeiros registros cinematográficos dos EUA. Na película de 1 minuto de duração, o embate entre James J.Corbett, percussor do boxe moderno e de seu rival Peter Courtney.

Dickson Experimental Sound Film (1894)
   Produzido por Thomas Edison, "Dickson Experimental Sound Film" é uma película de 17 segundos que registra homens dançando ao som de um violinista. O famoso inventor americano sincronizou o fonógrafo e o Kinetoscope, para criar o primeiro filme com som do cinema. Acredita-se que a imagem dos dois homens dançando seja o primeiro registro homossexual filmado.

28 de dezembro de 1895 - primeira sessão pública do Cinematógrafo em Paris

A Saída dos Operários da Fábrica Lumière (1895)
   A saída de funcionários da fábrica dos irmãos Lumière não é um dos registros mais interessantes, contudo o filme ganha grande apelo histórico por ser o primeiro a ser exibido para o público.

The Kiss (1896)
   Realizado pelo "Black Maria", estúdio de Thomas Edison, "The Kiss" é o registro de um dos beijos mais famosos do cinema, entre a viúva Jones e bigodudo Billie Bikes.

20 de fevereiro de 1896 - o cinematógrafo chega a Londres, lotando a sala de projeção do Empire Theatre com curiosos espectadores.

L'arrivée d'un train à La Ciotat (1896)
   O registro de um trem chegando à estação pode parecer bem simplório nos dias de hoje. Contudo a filmagem dos irmãos Lumiere arrebatou multidões assustadas, que por impulso se esquivavam do vagão em movimento. Em "Hugo Cabret", Scorsese simula esse famoso momento histórico do cinema.

29 de junho de 1896 - o cinematógrafo francês chega a Nova York, e é aclamado pelo público. Em seguida o protecionismo estadunidense rivaliza com os operadores Lumière. O presidente americano William McKinley incentiva a produção de projetores (acompanhadas do slogan "America for Americans"),  para suprir a demanda  de curiosos espectadores por todo o país.

Illusions fantasmagoriques (1898)
   Dirigido pelo ilusionista francês George Mélíès, "Illusions fantasmagoriques" é um grande truque de mágica independente de cabos e outras artimanhas. O filme foi um dos primeiros do famoso cineasta, a empregar os efeitos especiais no negativo da película.

L'homme à la tête en caoutchouc (1901)
   Mais um filme de George Mélíès, cineasta e ilusionista retratado em "A Invenção de Hugo Cabret". É o ator britânico Ben Kingsley que interpreta o famoso pioneiro dos efeitos especiais no cinema.

Viagem à Lua (1902)
   Um dos filmes mais icônicos dos primórdios do cinema, "Viagem à Lua" é retratado em "Hugo Cabret" como uma das poucas obras remanescentes do cineasta francês George Méliès, depois da Primeira Guerra Mundial. Na película de Scorsese, descobre-se posteriormente que, o filme é apenas um dos 80 que sobraram da vasta filmografia original do ilusionista.

Demais filmes de George Méliès, retratados em "Hugo Cabret"

La chrysalide et le papillon d'or (1903)

Le mélomane (1903)

Le royaume des fées (1903)


Le roi du maquillage (1904)

Les quatre cents farces du diable (1906)

20000 lieues sous les mers (1907)

À la conquête du pôle (1912)
E por fim o média metragem "À la conquête du pôle" de 33 minutos é um dos últimos filmes de Méliès.

O Grande Roubo do Trem (1903)
   Mais um filme que arrebatou a multidão, devido a cena em que o ladrão aponta o revólver em direção da câmera. "O Grande Roubo do Trem" tem 3 minutos de duração, e é considerado o primeiro faroeste do cinema.

Intolerância (1916)

O Gabinete do Dr. Caligari (1920)

O Garoto (1921)
Para Charles Chaplin, George Méliès era o "alquimista da luz".

Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse (1921)

Robin Hood (1922)

O Homem Mosca (1923)

O Ladrão de Bagdá (1924)

La fille de l'eau (1925)

A General (1926)


Gostou? Curta a página do LARIOSCINE no Facebook para se manter informado no mundo do cinema.

0 comentários:

 

Blogroll

free counters

Minha lista de blogs