segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Notícias

 Morreu ontem (28 de novembro), o ator canadense Leslie Nielsen, aos 84 anos. Galã na década de 50 em produções baratas, e na cultuada película O Planeta Proibido (1956), Nielsen participou de dezenas de séries em sua carreira. Mas foi na comédia Apertem os Cintos... O Piloto Sumiu (1980) que o canadense definiu sua carreira como um talentoso e carismático comediante. A vertente cômica de Leslie Nielsen chegou ao ápice com Corra Que a Polícia Vem Aí!(1988) e seu icônico personagem Frank Drebin. Depois disso Nielsen se entregou para comédia de vez. Seu nome então se tornou um sinônimo de comédias pastelões e besterois. Leslie William Nielsen deixou uma filmografia extensa de mais de cem filmes e dezenas de participações em séries televisivas.
Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1 teve na semana passada, uma das estréias mais lucrativas da história do cinema. Essa semana o primeiro filme adaptado do ultimo livro da série, permaneceu como o mais assistido nos EUA. Na sua cola ficou a mais nova animação 2-D da Disney, Enrolados, que faturou U$69 milhões em sua estréia. Megamente, animação da Dreamworks ficou em terceiro e já arrecadou U$130 milhões nas três semanas em cartaz. Burlesque com Christina Aguilera e Cher ficou em quarto e Incontrolável com Denzel Washington e Chris Pine, fecharam o TOP 5 das películas mais vistas nos EUA nesse fim de semana.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Oscar 2011- Possíveis indicados

Todo ano é a mesma coisa. Tanto público quanto a crítica tentam apontar os possíveis indicados aos prêmios da Academia. Apesar da transmissão da cerimônia ter sido um fracasso cada vez maior a cada ano, a áurea em torno da estatueta dourada continua forte. Tanto os vencedores quanto os indicados serão sempre lembrados por seus trabalhos que mereceram atenção da Academia de Ciências Cinematográficas. Nomes desconhecidos, geralmente são agradáveis surpresas. Para o Oscar do ano que vem estão cotados rostos pouco conhecidos como de Jacki Weaver (Animal Kingdom), Lesley Manville (Another Year), Jennifer Lawrence (Winter's Bone), Domhnall Gleeson (True Grit)

Entre os atores mais consagrados, a lista de supostos indicados tem Javier Bardem (Biutiful), Nicole Kidman ( Rabbit Hole), Bill Murray ( Get Low), Sam Rockwell e Hilary Swank (Conviction) e Naomi Watts (Fair Game). Também existem nomes muito bem cotados que muitos apostam como presença certas durante a premiação. É o caso de Sean Penn (Fair Game), Jesse Eisenberg ( A Rede Social), Ryan Gosling (  Blue Valentine), Christian Bale e Amy Adams ( The Fighter), Helena Bonham Carter e Colin Firth ( The King's Speech) e Juliane Moore ( Minhas Mães e Meu Pai).


Na categoria de direção, nomes bem conhecidos podem estar entre os indicados no próximo ano. Ben Affleck ( Atração Perigosa), Nigel Cole ( Made in Dagenham), Darren Aronofsky (Black Swan), Christopher Nolan (A Origem), Mike Leigh ( Another Year), Tom Hooper (The King's Speech) e Doug Liman (  Fair Game) são os favoritos para o prêmio de Melhor Diretor.

Segue abaixo outros pitacos referente a supostas indicações.

 "127 Hours", novo filme de Danny Boyle causa impacto nos espectadores, nessa história real do alpinista Aron Ralston. James Franco recebeu boas cotações da crítica, pois o enfoque do filme é praticamente em sua atuação solitária. Danny Boyle soube mesclar um clima claustrofóbico, com uma bela fotografia do deserto de Utah, nos EUA.
 O sombrio suspense dramático "The Black Swan" do ótimo Darren Aronofsky está praticamente confirmado entre os dez indicados na categoria de "melhor filme". "The Black Swan" vem colecionando boas críticas por onde vai passando A bela Natalie Portman pode ser indicada pela segunda vez (a primeira foi por "Closer" em 2004) pelo papel da bailarina que é supostamente perseguida por uma rival.
 A categoria de filmes estrangeiros é umas mais imprevisiveis. Películas como o argentino "Carancho" de Pablo Trapero (FOTO); o venezuelano "Hermano" de Marcel Rasquin; o turco "Bal" de Semih Kaplanoğlu; "Biutiful" de Alejandro González Iñárritu são alguns dos prováveis filmes que podem estar na seleta lista. Esqueça "Lula, O Filho do Brasil", representante brasileiro entre os indicados do próximo ano.

 Contudo o Brasil pode ser representado na categoria de "melhor documentário". "Lixo Extraordinário" de Lucy Walker, Karen Harley e João Jardim é uma produção estadunidense e brasileira. O filme retrata o trabalho do artista plástico Vik Muniz no aterro de Duque de Caxias, junto com catadores de lixo. "Lixo Extraordinário" coleciona prêmios ao redor do mundo, inclusive foi agraciado no último "Sundance". "Exit Through the Gift Shop" do polêmico Banky, "Trabalho Interno" de Charles Ferguson e "Waiting for Superman" de Davis Guggenheim são outros documentários entre os 15 supostos indicados ao Oscar 2011.
 "A Rede Social" (crítica abaixo) é uma divertida biografia do jovem bilionário Mark Zuckerberg, criador do site de relacionamentos "Facebook". Além da boa mão de David Fincher (seu melhor filme em 11 anos), o filme conta com atuações competentes como a de Jesse Eisenberg, interpretando o protagonista, Andrew Garfield e Justin Timberlake.
 A famosa expressão "efeito sanfona" cabe muito bem ao protagonista de Batman. Christian Bale pela quarta vez , emagreceu para viver algum personagem mirrado no cinema.Tal como Dickie Eklund no drama de David O.Russell,  "The Fighter". Seria justo a Academia indicar Bale, nem que seja pelo conjunto da obra. O ator é um dos melhores de sua geração, e é criador de uma bela galeria de personagens exóticos. Além de Christian Bale, o filme conta com as excelentes Amy Adams e Melissa Leo. Mark Wahlberg é o tal lutador de boxe do título do filme.

 Mais um ano que se passa, e uma obra da Pixar está entre a favorita para a categoria de "melhor longa de animação". "Toy Story 3" consegue unir a mitologia em torno dos conhecidos brinquedos, com o melhor que a tecnologia criou nesses últimos dez anos que o separam do segundo filme. O favoritismo só não é mais evidente porque a Dreamworks Animation lançou o tocante "Como Treinar o seu Dragão" esse ano. Os dois longas citados vão estar como toda certeza entre os cinco indicados do Oscar 2011.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

A REDE SOCIAL (2010)

Não me culpe de ter baixado "A Rede Social" para meu micro. A estréia no Brasil (em meados de dezembro) me parecia demasiadamente longe para suprir minha ânsia em assistir esse filme. E como um bom internauta, usufrui desse meio ilegal de compartimento de arquivos. Em vinte minutos consegui baixar o filme que só perde para "Inception" entre os mais pirateados na rede. Sinal que a Geração Millennial já corresponde com passos longos, seja ciberneticamente ilegal ou não.

Podemos dizer que "A Rede Social" ilustra bem meu devaneio descrito acima. Apesar de ser um filme com uma moral implícita, sobre um gênio bilionário e solitário, o filme disseca paradigmas da nova sociedade. Desde a estrutura convencional encontrada nos filme de David Fincher; diálogos rápidos e informação excessiva, até a montagem que confunde o espectador entre o passado e presente da trama. Apesar do filme ser para o grande público, "A Rede Social" não é para todos.

A cinebiografia de Mark Zuckerberg, criador e CEO do Facebook, é interpretado com bastante competência por Jesse Eisenberg. O jovem ator que vem ganhando espaço em Hollywood, transmite a genialidade e a solidão do verdadeiro Zuckenberg, tal como descreve o livro biográfico que inspirou o filme. Os trejeitos do jovem bilionário como a fala rápida e incisiva foram bem reproduzidas pelo ator.  Já Andrew Garfield, o novo Homem-Aranha, interpreta Eduardo Saverin, co-fundador do famoso site. Além de sócio, Saverin é o único amigo de Zuckenberg. Nos primeiros minutos do filme, descobrimos que a antiga sociedade foi desfeita, e que o co-fundador do Facebook está processando seu antigo parceiro. Grande parte da trama se passa em uma mesa de escritório de advocacia, local em que as duas partes tentam chegar a um acordo. Desde a concepção em Harvard como um simples site de relacionaciomento até sua expansão mundial, a história do Facebook é contada de forma frenética como se fosse uma conversa de bar.

Por mais irônico que possa parecer, se não fosse por uma frustração amorosa de Zuckenberg, talvez não existiria o Facebook. A película aborda a tecnologia como uma válvula de escape dos problemas diários dentro da sociedade atual. Zuckenberg é apenas um representante da nova geração que pode compartilhar grande parte de sua vida à frente de um monitor como se tudo fosse real. O filme trata o surgimento do Facebook, não como um empreendimento, mas sim como armadilha psicológica que um jovem gênio pôde conceber quando se sentiu ameaçado. Já Sean Parker (co-fundador do polêmico Napster e um do sócios do do site de relacionamentos), interpretado por Justin Timberlake, representa o lado ganancioso, empreendedor e superficial de Zuckenberg.

"A Rede Social" é um grande filme, pois nos instiga com a grandiosidade de uma história convencional que se tranforma em um triste "conto de fadas" moderno.  Minha dica é para deixar de lado o rótulo de "filme do Facebook", pois David Fincher jamais toleraria trabalhar em um filme sem embasamento.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Francis Ford Coppola recebe o prêmio Irving Thalberg

No último sábado, dia 13 de novembro, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas premiou Francis Ford Coppola pelo conjunto de sua obra, com um Irving Thalberg. O prêmio com nome do famoso produtor da MGM, foi entregue ao cineasta estadunidense. Contudo não foram seu méritos como diretor de cinema que mereceu a homenagem. Mas sim sua filmografia como produtor. São mais de 70 filmes que exibem o nome de Coppola como responsável pela produção. Além da cine série "O Poderoso Chefão" e "Apocalypse Now" na qual dirigiu, o diretor e produtor é responsável por várias pérolas de cineastas talentosos; "Kagemusha, a Sombra de um Samurai" de Akira Kurosawa; ""Loucuras de Verão" de George Lucas; "Koyaanisqatsi" de Godfrey Reggio; "Mishima" de Paul Schrader; "A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça" de Tim Burton; além dos filmes de sua talentosa filha Sofia, como "As Virgens Suicidas", "Encontros e Desencontros", "Maria Antonieta" e "Somewhere".

Dentre os filmes que produziu, com toda certeza o mais difícil foi "Apocalypse Now". Coppola investiu de seu bolso, milhões de dólares arrecadados com o sucesso de "O Poderoso Chefão", além de vender sua mansão na Califórnia. Tudo em pró da conclusão de sua trabalhosa e turbulenta película sobre a Guerra do Vietnã. Só por tais esforços, registrados no ótimo documentário "O Apocalipse de um Cineasta" (1991), Coppola já mereceria um prêmio a parte pelo esforço sobre-humano.

No próximo dia 29 de novembro, Coppola deve chegar ao Brasil para divulgar "Tetro", seu último trabalho como diretor.

Confira agora meu TOP 5 dos melhores filmes produzidos pelo cineasta (não inclui seus filmes como diretor).

5-) THX 1138 de George Lucas (1971)
4-) Encontros e Desencontros de Sofia Coppola (2003)
3-) Kagemusha, a Sombra de um Samurai de Akira Kurosawa (1980)
2-) Mishima: Uma Vida em Quatro Tempos de Paul Schrader (1985)
1-) Koyaanisqatsi de Godfrey Reggio (1982)

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Perfil - Helena Bonham Carter



Dona de uma beleza discreta e de personagens exóticos e ecléticos, Helena Bonham Carter vai receber um prêmio especial pela sua filmografia no próximo BIFA (British Independent Film Awards).

Helena vem de uma família de aristocratas britânicos. Sua primeira personagem de destaque foi na adaptação cinematográfica de "Uma Janela Para o Amor". Logo em seguida surgiram alguns personagens baseados em livros e peças tipicamente britânicos.  Por "Asas do Amor" de Iain Softley, Helena recebeu sua única indicação ao Oscar, pelo papel de Kate Croy, baseado no livro homônimo de Henry James. Participou também de adaptações para livros de E.M.Forster ("Maurice" e "Retorno a Howards End" ambos de James Ivory), Mary Shelley ("Frankenstein" de Kenneth Branagh), William Shakespeare ("Hamlet" de Franco Zeffirelli e "Noite de Reis" de Trevor Nunn) e George Orwell ("Keep the Aspidistra Flying" de Robert Bierman). Além de interpretar Bellatrix Lestrange, personagem da série de livros juvenis do Harry Potter, que foi transportado para as telonas.

Contudo apenas em 1999 que Helena foi reconhecida pelo grande público fora do território britânico. A atriz atuou ao lado de Edward Norton e Brad Pitt em "Clube da Luta", e consolidou de vez sua participação em grandes películas hollywoodianas. Em "Planeta dos Macacos" de 2001, Helena trabalhou pela primeira vez com Tim Burton, e além de selar parceria profissional por mais de cinco filmes com o cineasta, a atriz casou-se com ele. "Peixe Grande", "Sweeney Todd", "A Fantástica Fábrica de Chocolates", "Alice no País das Maravilhas" e "Noiva Cadáver" foram os filmes que fez com seu aclamado marido.

A homenagem a atriz de 44 anos parece precoce, mas Helena Bonham Carter já tem mais de 60 filmes em sua carreira. Inclusive ela foi indicada para o prêmio de melhor atriz coadjuvante do BIFA Awards, pelo novo "The King´s Speech" e possivelmente pode estar no proximo Academy Awards. Confira agora meu TOP 5 da atriz, com seus trabalhos mais emblemáticos.

5-) Loney Honeychurch (Uma Janela Para o Amor, 1986)
4-) Helen Schlegel (Retorno a Howards End, 1992)
3-) Sra.Lovett (Sweeney Todd, 2007)
2-) Jenny/ Bruxa (Peixe Grande, 2003)
1-) Marla Singer (Clube da Luta, 1999)

domingo, 7 de novembro de 2010

Retrospectiva 2010- Vencedores de Festivais

Entre janeiro e outubro, dezenas de festivais de cinema prestigiam filmes independentes e de arte. Películas do mundo inteiro são julgadas por críticos, ganhando ou perdendo prestígio e fama. Muitos desses festivais alavancam carreiras entre cineastas autorais, ou acaba por massacrá-las. Em 2010 vários cineastas desconhecidos do grande público entraram para o seleto hall de imortais da história da sétima arte. É o caso do tailandês Apichatpong Weerasethakul , que recebeu a Palma de Ouro em Cannes pela fantasia "Loong Boonmee raleuk chat".O cineasta americano Tim Burton, presidente do júri de Cannes em 2010, dividiu opiniões quanto sua escolha inesperada. A película entrou desconhecida na Riviera Francesa, para sagrar-se como um dos filmes mais requisitados por cinéfilos ao redor do mundo.

Em setembro o Festival de Toronto nomeou o britânico "The King´s Speech" de Tom Hooper, como o melhor filme entre os indicados. Após a nomeação como melhor película em Toronto,"The King´s Speech" já coleciona várias indicações para prêmio de cinema independente. Colin Firth, protagonista do filme, já está bem cotado como aposta certa para estar entre os cinco idicados ao Oscar 2011.

Deixando de lado os cineastas mais desconhecidos, em 2010 dois cineastas de renome foram agraciados por prestigiados festivais. Foi o caso do consagrado Roman Polanski, que no começo do ano ganhou o famigerado Urso de Prata como melhor diretor por "The Ghost Writer". Apesar da boa recepção no festival alemão, o filme não foi bem nas bilheterias, devido a polêmica em torno da prisão domiciliar do cineasta francês na Suiça. O Urso de Ouro foi para "Bal" do turco Semih Kaplanoglu.

Já no Festival de Veneza a polêmica ficou por conta do presidente do júri, Quentin Tarantino. O cineasta e roteirista nomeou o intimista "Somewhere" de sua ex-namorada Sofia Coppola, como o merecedor do Leão de Ouro. Foi unânime a discordância da crítica mundial com o resultado da premiação, irritando o cineasta estadunidense que presidia o júri. Tarantino chegou a proclamar vários palavrões para jornalistas presentes na coletiva de imprensa.

Dentro dos festivais menos badalados, mas não menos importantes, "Neds" do inglês Peter Mullan, venceu o festival espanhol de San Sebastian. Já o venezuelano "Hermano" de Marcel Rasquin, saiu do Festival de Moscou com o prêmio máximo, sedido pelo júri presidido pelo francês Luc Besson.

 Colin Firth e Helena Bonham Carter em "The King´s Speech"
 A Tailândia saiu agraciada com uma Palma de Ouro pela comédia de fantasia, "Loong Boonmee raleuk chat"
Segundo vários críticos presente em Veneza, "Somewhere" de Sofia Coppola recebeu o prêmio máximo injustamente
O sensível e artístico "Bal" de Semih Kaplanoglu, ajuda a colocar cada vez mais a Túrquia como um rico pólo de cinema
"Neds" de Peter Mullan foi agraciado com o prêmio máximo em San Sebastian
"Hermano" de Marcel Rasquin é o filme sul-americano mais premiado do ano. O cinema venezuelano nunca tinha sido tão prestigiado anteriormente
 

Blogroll

free counters

Minha lista de blogs