segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

TOP 5-EUA

O aclamado cineasta Martin Scorsese não decepcionou os críticos nem o público, com seu novo filme, "Shutter Island". A história baseada no livro homônimo de Dennis Lehane, conta com um elenco estrelar. Leonardo Di Caprio e Mark Ruffalo são os dois detetives protagonistas da película. Eles são responsáveis por investigar o paradeiro de uma psicopata desaparecida do hospício, localizado em uma longínqua ilha. Quem viu aprovou, tanto que a arrecadação nas bilheteria surpreendeu até os produtores. "Shutter Island" é a maior arrecadação de estréia na rica carreira de Scorsese.

Em segundo lugar a comédia romântica "Valentine´s Day" com grande elenco, perdeu uma posição em relação à semana de estréia. Logo em seguida o filme do momento, "Avatar", batendo todos os recordes de bilheteria a cada semana entre os mais vistos.

Na quarta e na quinta posição respectivamente, "Percy Jackson" e "The Wolfman". Confira os números.

1-) Shutter Island
Estreiou com: U$40.2 milhões

2-) Valentine's Day
Total arrecadado: U$87.4 milhões

3-) Avatar
Total arrecadado: U$688 milhões

4-) Percy Jackson & the Olympians: The Lightning Thief
Total arrecadado:U$58.8 milhões

5-) The Wolfman
Total arrecadado: U$50.3 milhões

domingo, 21 de fevereiro de 2010

IN THE LOOP (2009)


"In the Loop" é um capítulo cinematográfico da famosa série de comédia britânica, "The Thick of It", que satiriza os métodos pouco convencionais do governo da "Terra da Rainha". Armando Iannucci, diretor e roterista dessa película também esteve na direção do seriado citado, que originalmente passou na BBC entre 2005 e 2007. No elenco, Chris Addison, Peter Capaldi, James Smith, entre outros atores que estiveram em "In The Loop" e em "The Thick of It".

A trama dessa comédia britânica foi merecidamente indicada ao Oscar de Melhor Roteiro Adaptado esse ano. No filme somos apresentados a um atrapalhado ministro britânico que opinou sobre a guerra e a classificou como "imprevisível". Tal termo adotado pelo político cria um desconforto no ministério onde trabalha ocasionando um "complexo" quebra-cabeças diplomático entre Reino Unido e Estados Unidos. Típico do humor britânico, "In the Loop" tem tiradas engraçadas e com um humor venenoso e altamente sarcástico. Até os personagens americanos adequam-se perfeitamente à diálogos suculentos. Um dos mais engraçados fica entre a troca de ofensas entre os ótimos, Peter Capaldi e James Gandolfini. O escocês Capaldi interpreta um político linha dura e desbocado, que tenta amenizar os problemas que o ministro ocasionou com sua descrição sobre a guerra. Já Gandolfini (The Sopranos) é um General do alto escalão do governo norte-americano, que orgulha-se de sua farda, embora suas atitudes militares sejam pouco convencionais.

"In the Loop" critica explicitamente às gestões Bush e Blair, focando a futilidade diplomática das duas grandes nações em relação à guerra no Oriente Médio. É como se todas as grandes decisões fossem tomadas por pessoas de baixo grau hierárquico dentro do governo. Uma guerra pode ser ocasionada graças a um encontro sexual entre uma secretária americana e um ajudante de gabinete britânico. Hilário e muito venenoso. Assista e entenda porque os britânicos são melhores contadores de piadas.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

TOP 5-EUA

Semana de carnaval para nós, contudo nos EUA o que dominou mesmo foi o "Valentine´s Day". O dia dos namorados norte-americano é celbrado no dia 14 de Fevereiro. Claro que a mulherada pediu para os seus parceiros as levarem no cinema para ver romance. Por conta da data, Julia Roberts e grande elenco. Dirigido por Garry Marshall (Uma Linda Mulher), "Valentine´s Day" conta uma série de histórias envolvendo a data referida.

Na segunda colocação, a adaptação para às telas da obra literária infanto juvenil, " Percy Jackson and the Olympians: The Lightning Thief" . Filmado em Abril de 2009, "Percy Jackson" foi dirigido por Chris Columbus, e tem no elenco Uma Thurman, Pierce Brosnan, Sean Bean, Rosario Dawson, Catherine Keener, além do protagonista interpretado por Logan Lerman.

"The Wolfman" , refilmagem do clássico homônimo de 1941 ficou em terceiro lugar. Depois de quatro anos de especulações so filme finalmente foi lançado aos cinemas. O orçamento estimado de U$85 milhões, não foi suprido em sua estréia. Dirigido por Joe Johnston (Jumanji), "The Wolfman" retrata de forma violenta a transformação do personagem de Benicio Del Toro, como se fosse uma doença. Apesar do visual estiloso do lobisomem, o filme possui uma série de furos de roteiro, dado as ininterruptas edições que se prolongaram por quase dois anos.

A febre "Avatar", e o romance dramático "Dear John" completam o TOP 5 com a quarta e quinta posição respectivamente.
1-) Valentine's Day
Estreiou com U$52.4 milhões

3-) The Wolfman
Estreiou com U$30.6 milhões

4-) Avatar
Total arrecadado: U$660 milhões

5-) Dear John
Total arrecadado: U$53.2 milhões

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

TOP 5-EUA

Depois de quase dois meses na liderança, "Avatar" de James Cameron perdeu a primeira colocação para o romance "Dear John". A película conta a história de um romance entre um soldado que retorna da guerra e uma moça conservadora. O sueco Lasse Hallström dirigiu o filme, que obviamente foi alvo do público feminino. 85% desse fim de semana foi composto por mulheres nos EUA. Talvez o Superbowl (final do campeonato de futebol americano) tenha sido o fato relevante para esse resultado.

Na terceira colocação, "From paris with Love" do francês Pierre Morel. O cineasta queridinho de Luc Besson dirigiu sua segunda ação depois do sucesso "Taken". Contudo o filme não foi bem e arrecadou apenas U$8.12 milhões. No elenco, John Travolta e Jonathan Rhys Meyers.

O retorno, nada triunfal de Mel Gibson como ator, não rendeu como semana passada e caiu da segunda para quarta colocação em "Edge of Darkness". Já o péssimo "Tooth Fairy" com Dwayne Johnson ficou em quinto lugar no TOP 5-EUA dessa semana.
1-) Dear John
Estreiou com: U$32.4 milhões

2-) Avatar
Total arrecadado: U$630

3-) From Paris with Love
Estreiou com: U$8.12 milhões

4-) Edge of Darkness
Total arrecadado: U$29.1 milhões

5-) Tooth Fairy
Total arrecadado:U$34.3 milhões

domingo, 7 de fevereiro de 2010

PRECIOSA-UMA HISTÓRIA DE ESPERANÇA (2009)


Precious (Gabourey Sidibe) é uma adolescente negra, obesa, pobre a analfabeta. Vítima da crueldade de sua mãe (Mo´Nique), a jovem espera pelo segundo filho que teve com o próprio pai que sempre a estuprou. Aposto que você já entendeu o alto teor dramático de que "Preciosa-Uma História de Esperança" proporciona ao público.

O filme tem intervalos de esperança, bem como o título em português entrega. Contudo prepare seus sentimentos por longos 110 minutos de dramacidade e desgraça alheia. De certa forma, "Preciosa" é mais um filme de superação e barreiras ultrapassadas. E bota obstáculos para pobre protagonista desse filme. Lee Daniels (diretor indicado ao Oscar por esse filme) exagerou na dose de drama. A lição de vida e de esperança que "Preciosa" passa é muito batida, e faz o espectador se sentir deprimido ao término da película, inves de deixa-lo revigorado emocionalmente.

Bom, se o filme tem um ponto emocional exagerado e apelativo, porque está indicado ao Oscar de melhor filme? O grande mérito do filme são as sinceras e contundentes atuações dos atores. Gabourey Sidibe não faz esforço algum para transparecer sua vunerabilidade e temor diante da mãe . Já Mo´Nique, que representa a mãe da protagonista, consegue chocar com o papel de uma mulher infeliz, que sente-se abandonada pelo amor de sua vida, graças à sua única filha. Daqui um mês exatamente (7), os membros da Academia certamente vão lhe entregar o prêmio de atriz coadjuvante. Sua atuação arrebatadora são dois terços da qualidade do filme.

Além delas, astros da música pop como Mariah Carey e Lenny Kravitz fazem participações mais do que especiais na trama. Carey representa uma assistente social que procura saber se a família de Precious merece ajuda assistencial ou não. Kravitz vive um enfermeiro que trata da protagonista quando ela tem o segundo bebê. Já a bela Paula Patton, representa a Sra. Rain, professora de inglês dedicada que trata de alfabetizar a sofrida personagem.

A indicação ao Oscar, e carreira de prêmios desde Sundande do ano passado, é dado graças às belíssimas atuações do elenco. Com "Preciosa", Lee Daniels se mostrou um bom diretor de atores. Ou seja, ele conseguiu passar de forma eficaz aos artistas de seu filme, todas as emoções que tinha em mente. Contudo, não considero sua indicação ao Oscar de diretor justa. Haviam outros que merecessem mais (Michael Haneke, por exemplo).

"Preciosa" não é uma perca de tempo, mas também não é uma película inesquecível. É apenas um dramalhão com boas atuações, prato cheio para os membros da Academia se deliciarem com as tristes reviravoltas de uma vida de desgraças. E olha que que eles gostam muito disso.

sábado, 6 de fevereiro de 2010

A FITA BRANCA (2009)

Vencedor da Palma de Ouro em Cannes, do Globo de Ouro, do prêmio Europeu da crítica e franco favorito ao Oscar de filme estrangeiro. Essa é a carreira bem sucedida da produção alemã, "A Fita Branca" de Michael Haneke. O cineasta austríaco submete o público a sua famosa marca registrada; a contundência em suas películas para expor valores sombrios de nossa sociedade. Apesar desse filme se passar há quase um século, sua premissa explica questões de nossos tempos. Em questão, as raízes do mal da autoritária Alemanha pré-Primeira Guerra Mundial.

Entre os anos de 1913 e 1914, uma pequena aldeia alemã é assolada por crimes que chocam seus moradores. O local é regido quase de forma feudal, pois metade da população trabalha para um rico barão da aldeia. Mesmo tendo poder sobre os pobres habitantes, o poderoso homem não consegue se defrontar com o culpado da situação, ainda mais depois que seu filho torna-se vítima de tortura.

Haneke mostra o período negro que antecede a Primeira Guerra dentro do povoado. A sociedade do local é muito religiosa e puritana. Contudo a inveja, o medo e o ódio habitam a aldeia, refletindo no comportamento das crianças. A fita branca, que dá nome ao filme, simboliza a suposta inocência e a pureza da infância. Segundo o pastor do local, apesar de estarem a mercê de pecados mundanos, as crianças são a salvação. Em determinado momento da trama, quando os filhos do religioso voltam para casa depois de estarem desaparecidos, o pastor lhes avisa que vai puni-los. O castigo virá em forma de dor física, provocando maior ira entre as crianças.

O cineasta explicou, pouco depois da estréia da "Fita Branca" no último Festival de Cannes, que o filme não trata apenas da origem do nazismo. A raiz do mal mostrada na película, vem de casa, do leito, desde a infância. Segundo Haneke isso é universal, e pode acontecer em qualquer lugar e época. As ideologias, tai como o próprio nazismo e até autoritarismo religioso é retratado nesse filme, como uma forma de desvalorização de ideais.

Devido a contundência da trama, muitas pessoas não gostaram da forma explícita que Haneke desenvolveu seu filme. Ele nos mostra mal-tratos à crianças, tortura à um deficiente mental e machismo exarcebado. Mesmo "regado" a muita polêmicas, "A Fita Branca" é um cruel retrato de valores que para muitos são considerados eficazes e corretos, mas no conjunto da sociedade podem trazer graves consequências.

Mais uma vez Michael Haneke não decepcionou seu público, que a cada obra o cultua como um grande cineasta de nossa triste realidade pós-moderna.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

FILMES QUE VIRÃO-Machete de Ethan Maniquis e Robert Rodriguez

Enfim o cultuado ator Danny Trejo vai ganhar um filme, no qual será protagonista. O personagem Machete do falso trailer de "Grindhouse" fez tanto sucesso que ganhou um longa metragem, previsto para estreiar em Abril nos EUA. Na trama, o personagem principal busca vingança contra seu ex-chefe que lhe contratou. Robert Rodriguez conseguiu unir um elenco estrelar como Jessica Alba, Robert De Niro, Lindsay lohan e até Steven Seagal. Além deles Cheech Marin, que também esteve no falso trailer, vai interpretar o padre violento que é irmão de Machete. O filme promete ser tão explosivo e divertido quanto ao famoso trailer.Ethan Maniquis, que nunca tinha dirigido um filme, ficou a cargo de conduzir a trama. Apesar de seu debute na direção, Maniquis é um frequente colaborador dos filmes de Robert Rodriguez. "Planeta Terror" do "Grindhouse", por exemplo, foi editado pelo novato cineasta.

Machete não tem previsão para estréia no Brasil. Se depender da mesma distribuidora de "A Prova de Morte" (uma das películas do "Grindhouse"), o filme pode chegar por aqui em 2015.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Indicados ao Oscar 2010


Na manhã dessa terça-feira, a Academia de Artes Cinematográficas revelou os indicados ao Oscar 2010. Como de praxe, nenhuma surpresa nas categorias principais. Já os filmes indicados nas áreas técnicas abusaram de nomes inusitados. Maquiagem, por exemplo, foi indicado uma película italiana de 2008 chamada "Il divo". Melhor longa de animação o desconhecido, "The Secret of Kells". Ja no prêmio de filme estrangeiro dois representantes sul-americanos; "A Teta Assustada" do Peru e "O Segredo de seus Olhos" da Argentina. A cerimônia que terá Steve Martin e Alec Baldwin como anfitriões, vai acontecer no dia 7 de Março.Confira os indicados.



CANÇÃO

Crazy Heart (2009): T-Bone Burnett, Ryan Bingham("The Weary Kind")

Faubourg 36 (2008): Reinhardt Wagner, Frank Thomas("Loin de Paname")

Nine (2009): Maury Yeston("Take It All")

The Princess and the Frog (2009): Randy Newman("Down in New Orleans") (FOTO)

The Princess and the Frog (2009): Randy Newman("Almost There")



MELHOR FILME ESTRANGEIRO

Ajami (2009)(Israel)

El secreto de sus ojos (2009)(Argentina) (FOTO)

Un prophète (2009)(France)

La teta asustada (2009)(Peru)



 

Blogroll

free counters

Minha lista de blogs