sábado, 10 de abril de 2010

AMANTES (2008)


"Amantes" é um exemplo de um roteiro simples e bem articulado, que nas mãos de um bom cineasta, pode se transformar em uma película maior do que deveria. Certamente James Gray é um diretor do segundo escalão hollywoodiano, dirigindo pequenos filmes com grandes astros. "Os Donos da Noite" (2007) e "Caminho sem Volta" são duas de suas películas estreiadas por grandes atores do cinema estadunidense. Em "Amantes", Gray conta com talento estimável de Joaquin Phoenix, que desde então nunca mais atuou, e da regular Gwyneth Paltrow que está muito bem nesse longa. Já a quase desconhecida Vanessa Shaw, atua muito bem deixando boas impressões para projetos futuros.
A história como eu escrevi acima é bem simples. Leonard (Phoenix) é um trintão judeu que trabalha na lavanderia de seu pai. Deprimido, o homem tenta se afogar logo no início do filme afim de dar um término em sua sofrida vida. Após desistir do suícidio, Leonard conhece Sandra (Shaw), uma jovem e bonita moça que aparentemente se interessa pelo homem. Contudo Leonard se apaixona pela vizinha, uma assistente advocatícia chamada Michelle (Paltrow). Se tornam amigos e começam a sair juntos, até que Leonard descobre que ela gosta de um outro homem. O problema é que ele é casado e tem filhos. Frustrado o homem tenta se aproxima de Sandra, mulher que aparentemente se interessa por ele mais do que sua vizinha. Contudo Michelle o procura incenssantemente afim de pedir conselhos amorosos ao apaixonado amigo. Leonard tenta de todas as formas se desvencilhar da bela mulher, contudo ele se sente cada vez mais atraído. Ao mesmo tempo engata um relacionamento com Sandra. O namoro e possível casamento entre eles, pode estabelecer uma junção entre as lavanderias dos pais do casal.Após um incidente em que Michelle perde um bebê, Leonard busca alternativas para ajuda-la. Então a mulher decide se separar do homem que tanto ama, deixando seu apaixonado amigo em um dilema.

Claramente o roteiro mostra os anseios e erros que um desiludido homem apaixonado pode cometer pelo amor platônico. Ao mesmo tempo, deixando uma real oportunidade de lado para se aventurar em um desconhecido caminho. Mesmo parecendo piegas, "Amantes" é um romance pouco meloso e bastante realista, tratando da eterna questão do "amor errado".

Apesar de não ser fã de filmes românticos, devo afirmar que torci muito pelo protagonista da trama. Phoenix, doa-se ao personagem, tranformando-o em uma pessoa comum e complexa. A densidade de sua atuação, veio da liberdade que o cineasta James Gray, deu ao ator para improvisar quando quisesse. É incrível como pequenos gestos e atos, humanizam tanto o protagonista da trama. O ritmo lento e para muitos arrastados, também determina o ótimo resultado final de "Amantes", contendo uma bela e rica fotografia, além de uma trilha sonora eclética e de qualidade.

O filme foi indicada à Palma de Ouro em Cannes e ao prêmio de melhor filme estrangeiro no César. Em ambas premiações, Gray não levou nada. Contudo "Amantes" não será brevemente esquecido, pois já tem a merecida honra de ser um dos melhore filmes românticos da década.

0 comentários:

 

Blogroll

free counters

Minha lista de blogs