quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

12 filmes natalinos

O site da "Sky Movies" dos EUA elegeu 12 películas obrigatórios para o Natal. Para os cinéfilos de plantão fica a dica de alguma dessas preciosidades na lista abaixo. Confira.

Miracle on 34th Street (1994)

Home Alone (1990)

Joyeux Noel (2005)

The Night Before Christmas (1941)

Scrooged (1988)

National Lampoon's Christmas Vacation (1989)

Meet Me In St. Louis (1944)

Trading Places (1983)

It's A Wonderful Life (1946)

The Muppet Christmas Carol (1992)

A Christmas Story (1983)

Tim Burton's The Nightmare Before Christmas (1993)

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

PORTAIS DO CÉU (1978)


O crítico de cinema Roger Ebert, o Rubens Ewald Filho dos EUA, elegeu "Portais do Céu" como um dos 10 melhores filmes de todos os tempos. Segundo ele, nenhum filme fez o pensar tanto sobre o valor da vida quanto essa película de Errol Morris. Em 1978, com trinta anos de idade, Morris nunca tinha dirigido um filme. Com um empurrãozinho do amigo Werner Herzog (sempre ele), o até então cineasta iniciante rodou o documentário de 85 minutos. Apesar do incentivo dado ao novo talento, Herzog não levou fé que a obra iria vingar e apostou com Morris que o filme seria um fiasco. Caso não fosse, teria que comer os próprios sapatos. Dois anos mais tarde o excêntrico Herzog cumpriu a promessa na frente de uma multidão, que testemunhou a peculiar refeição do alemão.
"Gates of Heaven" não é só um grande documentário, como também o primeiro grande feito de um dos maiores diretores do gênero. Apesar da idéia simples de retratar a história de dois cemitérios para animais, o filme contem uma alta carga emocional em seus entrevistados. De forma mais crua possível, sem OFF, Errol Morris fixa a câmera em seus entrevistados em planos simples. A película se divide em duas, pois focam dois locais distintos. Na primeira parte da trama o filme mostra um cemitério que foi desativado, por não lucrar o suficiente. Floyd McLure foi quem teve a idéia de tal empreendimento. Contudo o homem não estava interessado em faturar com o local , e sim ajudar dedicados donos de animais a enterrar com dignidade, os restos mortais de seus mascotes. Seu depoimento sobre o fim do local é muito tocante, ainda mais quando Morris mostra a verdadeira condição de vida do frustrado dono do cemitério.
Depois de meia hora mostrando McLure e seu projeto para os finados bichos, Morris retrata o empreendedorismo bem sucedido do "Bubbling Well Pet Cemiterial Park". O cineasta além de registrar testemunhos de donos de animais falecidos, optou por dissecar a vida dos donos desses locais. No caso desse último cemitério, podemos conhecer a fundo a família resposável por administrar o negócio. Suas entrevistas retratam a euforia do "American Dream", ainda mais tratando-se em um dos filhos do dono do local.
De fato Errol Morris conseguiu várias proezas com essa película. "Portais do Céu" é um retrato verdadeiro e honesto, da relação homem e natureza, sem apelações e com apenas uma aparição canina. Além de mostrar de forma filosófica a idéia do homem com a morte, mesmo tratando-se do ponto de vista animal. Relatos sinceros e por vezes engraçados de pessoas que honram seus bichinhos mortos, como se fossem parentes próximos.
Dois ano depois Herzog comeu os próprios sapatos e de forma crítica cumpriu sua promessa. "Gates of Heaven" vingou sim, e da forma mais positiva. Foi reverenciado por cinéfilos de todo mundo, coroando Errol Morris como um dos grandes documentaristas de seu tempo.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

BRITTANY MURPHY (1977-2009)


A bruxa está solta em Hollywood. Desde a morte de Heath Ledger em Janeiro de 2008, a capital do cinema não tinha uma morte tão chocante. Brittany Murphy de 32 anos faleceu vítima de um ataque cardíaco. Segundo o jornal "The Sun", a atriz de "Recém Casados" era viciada em analgésicos e abusava da auto-medicação.

Murphy era casada com o roteirista Simon Monjack desde 2007. Ashton Kutcher e Eminem também foram alguns dos affairs da loira.

Sua carreira começou com algumas participações em séries, contudo em 1995 ela decolocou com "As Patricinhas de Beverly Hills". Em 1999 contracenou com Angelina Jolie e Winona Ryder no premiado "Garota Interrompida". Seu grande sucesso mesmo foi "Recém Casados" ao aldo do até então namorado Ashton Kutcher. Participou de "8 Mile" a lado do rapper Eminem e em 2005 atuou em "Sin City".

Apesar de não ter grandes personagens relevantes, Murphy era uma figura carimbada e uma das atrizes mais promissoras de Hollywood. Como legado deixou uma participação no aguardado "The Expendables" de Sylvester Stallone e em mais outras três películas que estão em fase de pós-produção.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

CASA VAZIA (2004)


Ao ler a sinopse de "Casa Vazia" (Bin-Jip), logo associei com "Following" (1998) de Christopher Nolan. Em ambos os filmes, um sujeito invade a casa de um desconhecido sem pretensões de furtar algum objeto. No caso da película de Nolan o protagonista cria um jogo invadindo a propriedade alheia enquanto seus donos não estão presentes. Já no filme coreano dirigido e escrito por Kim Ki-duk, o principal personagem adota essa mania como um peculiar estilo de vida. Fora da presença dos proprietários, o homem come, dorme e usufrui de tudo que tem direito. Na sua mochila apenas uma singela máquina fotográfica para registrar sua presença ao lado da foto da família dona da casa. Em troca ele concerta objetos quebrados e lava roupas sujas.
Ao invadir uma mansão, o sujeito depara-se com uma bela mulher vítima de violência doméstica. Seu marido retorna a propriedade e passa a agredi-la novamente. O ato é testemunhado pelo invasor que taca bolas de golfe no dono da casa. Em silêncio a esposa ferida decide fugir de seu violento marido e parte com o misterioso homem. Seguindo os costumes do rapaz a mulher invade algumas residências junto com ele. Através de planos silênciosos e poéticos, Duk leva ao espectador essa paixão reprimida do rapaz e da moça, que dividem a solidão. Quando o casal enfim é pego, a trama sofre uma grande reviravolta e dá espaço a cenas lúdicas. O rapaz é preso e a mulher retorna ao seu antigo e triste lar. Com meditação o antigo invasor treina dentro de sua cela para se tornar imperceptível. Já a mulher aguarda melancólicamente seu amado sair da prisão.
O final beirando ao surrealismo mantem uma tradição importante do cinema oriental; a mística. Através do ritual do protagonista encarcerado, Duk metafora os anseios do homem que apenas busca a felicidade. Seu jeito de vida peculiar não é aceito pela sociedade, portanto o melhor caminho é driba-la conforme lhe convem. Segundo o cineasta coreano, cada um é dono de seu destino e com a figura silenciosa do protagonista, Kim Ki-duk consegue ilustrar isso para o espectador.

Apesar do enredo complexo e recheado de mitologia e poesia, "Casa Vazia" ou "Ferro 3" (tradução literal) deve ser apreciado por todos fãs do cinema oriental.

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Indicados ao Globo de Ouro 2010

No dia 17 de Janeiro de 2010 acontece em Los Angeles mais uma entrega do Golden Globes Awards. É a vez dos críticos estrangeiros em Hollywood darem a largada oficial para a corrida ao Oscar. Esse ano, poucas surpresas entre os possíveis ganhadores. "Up in the Air" de Jason Reitman lidera o número de indicações; no total são seis. O musical "Nine" de Rob Marshall segue com cinco. A animação "Up" considerada por muitos como uma das mais belas películas do ano, só foi indicada para duas categorias; "melhor trilha sonora" e "melhor animação". Já na categoria de filmes estrangeiros, Almodóvar, Haneke, Tornatore e Audiard são quatro grandes cineastas do cinema internacional que estão entre os possíveis vencedores. O chileno "La nana" de Sebastián Silva também está indicado para esse prêmio. A cerimônia de entrega vai ter uma novidade.Ricky Gervais, o comediante britânico da série original "The Office", será o anfitrião dessa edição do Golden Globe. Martin Scorsese será homenageado pelo conjunto da obra no prêmio Cecil B.De Mille. Confira os indicados nas categorias cinematográficas.


MELHOR FILME DRAMÁTICO
MELHOR FILME DE COMÉDIA E MUSICAL

It's Complicated (2009) (FOTO)

Nine (2009)


MELHOR ATOR DRAMÁTICO

Morgan Freeman por Invictus (2009) (FOTO)

Tobey Maguire por Brothers (2009/I)

MELHOR ATOR DE COMÉDIA E MUSICAL

Daniel Day-Lewis por Nine (2009) (FOTO)


MELHOR ATRIZ DE COMÉDIA E MUSICAL

Sandra Bullock
por The Proposal (2009/I) (FOTO)

MELHOR CANÇÃO

Avatar (2009): James Horner, Simon Franglen, Kuk Harrell("I Will See You")

Brothers (2009/I): U2, Bono("Winter")

Crazy Heart (2009): T-Bone Burnett, Ryan Bingham("The Weary Kind")

Everybody's Fine (2009): Paul McCartney("(I Want To) Come Home") (FOTO)

Nine (2009): Maury Yeston("Cinema Italiano")

MELHOR ANIMAÇÃO

Coraline (2009) (FOTO)

Up (2009)

MELHOR FILME ESTRANGEIRO

Los abrazos rotos (2009)

Baarìa (2009)

La nana (2009)

Un prophète (2009) (FOTO)

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Futuras Estréias-Fim de ano nos EUA

Meu período cinematográfico favorito é o fim de ano. Pelo menos se tratando de Hollywood, a boa média de filmes sai nesse período pré-natalino. Com a abertura para temporada das famigeradas premiações de começo de ano, os estúdios revelam o que escondiam de melhor para possíveis indicações. Claro que além de dramas lacrimosos, os produtores hollywoodianos reservam também grandes blockbusters. É o caso de "Avatar" de James Cameron. A película sobre os alieníginas do planeta que dá nome ao filme, promete ser um divisor de águas na história da tecnologia empregada na sétima arte. Será? A crítica inglesa aprovou!!

Já Guy Ritchie tem tudo para conquistar os fãs do icônico detetive britânico, Sherlock Holmes interpretado pelo ótimo Robert Downey Jr. Já os consagrados cineastas Peter Jackson e Clint Eastwood vão ter suas películas dramáticas no telão nesse próximo fim de semana. Pelo menos nos EUA, os cinéfilos americanos poderão acompanhar a história da garotinha morta que testemunha do além, a vida de seus entes queridos, bem como de seu assassino. O cineasta neozelandês Peter Jackson já foi elogiado pela crítca por essa nova película que traz Saoirse Ronan (Desejo e Reparação) como protagonista ao lado de Mark Wahlberg, Rachel Weiz, Stanley Tucci e Susan Saradon. Já o machão Clint Eastwood, prova para Spike Lee e tantos outros, que de forma alguma é racista nos filmes que dirige. "Invictus" mostra a história real do atleta de rubgy Francois Pienaar (Matt Damon) na Copa do Mundo de 1995 na África do Sul. Nelson Mandela (Morgan Freeman) tem a missão de dar suporte a seleção de seu país que acabava de derrubar o regime do Apartheid.

"Nine" de Rob Marshall promete ser arrebatador. O talentoso Daniel Day Lewis tem a missão de protagonizar um musical baseado em "8 e Meio" de Fellini ao lado de beldades estonteantes. Nicole Kidman, Penelope Cruz, Marion Cottilard, Kate Hudson, Fergie, Judi Dench e Sophia Loren completam o elenco estrelar. "The Princess and the Frog", novo desenho convencional da Disney, traz a primeira princesa negra da história do estúdio. John Lasseter, diretor e presidente da Disney está quebrando vários paradigmas desde que ocupou o principal cargo da "casa do Mickey". Essa nova animação está bem cotada ao Oscar, ao lado de "Up!", que também é da Disney, alé da Pixar.

Além dos arrasa-quarteirões citados, a temporada de fim de ano promete dramas emocionantes, recheados de ótimas atuações. "Crazy Heart" com Jeff Bridges é uma mistura de "O Lutador" com "Johnny e June". Será que dessa vez o ator finalmente vai ganhar um Oscar? Já "A Single Man", conta com a melhor atuação no cinema da carreira do britânico Colin Firth. O astor de "O Diário de Bridget Jones" ganhou o prêmio de sua categoria no último Festival de Veneza.

Após as festas de fim de ano, Hollywood empobrece um pouco, tendo Janeiro como um dos meses mais fracos para indústria. Destaco dois filmes que estou louco para ver. O primeiro é de terror sobre vampiros (nada de saga Crepúsculo fiquem tranquilos). Trata-se de "Daybreakers" com Ethan Hawke e Willem Dafoe em um futuro não muito distante, onde a terra é dominada por essa criaturas dentuças. Já "Creation" destaquei alguns meses atrás nesse blog. Paul Bettany e Jennifer Connelly são respectivamente Charles Darwin e Emma Darwin. Casal que de certa forma entram em conflito após Charles criar a famosa teoria da Evolução das espécies, indo em contra-direção ao ideal religioso de sua esposa Emma. Confira os pôsters dos filmes citados.


segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

TOP 5-EUA

Depois da incrível arrancada flamenguista ao topo da tabela e ao hexacampeonato nacional, foi a vez de Sandra Bullock em "The Blind Side" conquistar o topo. A película de futebol americano está cotada para o Oscar na categoria de melhor atriz. "The Blind Side" estreiou em terceiro e depois de duas semanas, desbancou o insuportável "New Moon" que ficou em segundo. Por falar em Oscar, "Brothers" com Natalie Portman, Jake Gyllenhaal e Tobey Maguire, é um filme que está praticamente incluso em pelo menos uma categoria do famigerado prêmio. O trio de astros ficou com a terceira posição nesse filme dirigido por Jim Sheridan (Em Nome do Pai).

A animação "A Christmas Carol" de Robert Zemeckis ficou em quarto, enquanto os polêmicos John Travolta e Robin Williams ficaram na quinta posição com a comédia familiar, "Old Dogs".

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Indicados ao Independent Spirit Awards

A temporada pré-Oscar começa todo início de Dezembro, com os indicados para o Independent Spirit Awards e Golden Globes. Enquanto não sabemos os possíveis ganhadores do Globo de Ouro do próximo ano, podemos nos contentar com cinco filmes indicados para o Independent. A categoria de "melhor filme independente do ano" conta com cinco concorrentes, sendo que três com certeza brigam pelo principal prêmio. São eles, Precious, The Last Station, (500) Days Of Summer. Os outros indicados são, Amreeka e Sin Nombre. Confira a lista na íntegra.

FILME

DIRETOR

ROTEIRO
PRIMEIRO ROTEIRO
COLD SOULS (FOTO)
ATRIZ
ATOR
ATRIZ COADJUVANTE
ATOR COADJUVANTE
ESTRANGEIRO
A PROPHET

DOCUMENTÁRIO
FOTOGRAFIA
A SERIOUS MAN (FOTO COM ROGER DEAKINS)
A cerimônia acontece no dia 4 de Março, sábado que antecede o Academy Awards.


 

Blogroll

free counters

Minha lista de blogs