sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Estréias nos EUA

Com a segunda película da saga dos vampiros galãs, "New Moon" é o aguardado filme que provavelmente vai ficar no topo da lista dos filmes mais vistos na semana. A animação "Planet 51" é produção entre Espanha, Inglaterra e EUA. O elenco de vozes inclui astros como, Dwayne Johnson, Jessica Biel, Justin Long, Gary Oldman, Seann William Scott e John Cleese. Cotadíssimo ao Oscar de melhor atriz para nada mais nada menos que Sandra Bullock, "The Blind Side" é mais um drama sobre futebol americano. O filme tem previsão para estreiar em terras brasileiras no dia 11 de Dezembro. O indicado para o Urso de Berlim, "Mammoth" tem Gael García Bernal e Michelle Williams, nesse drama dirigido por Luke Moodysson. As outras estréias nos EUA ficam por conta de dois cineasta europeus consagrados. Werner Herzog e seu "Bad Lieutenant:Port of Call New Orleans" e Pedro Almodovar com "Abrazos Rotos".

terça-feira, 17 de novembro de 2009

RELIGULOUS (2008)


Sou um ateu declarado e todos que me conhecem estão cansados de saber disso. Diferentemente do comediante norte-americano Bill Maher, respeito a opinião religiosa de cada pessoa, seja católica, muçulmana, judia, etc.
"Religulous" é um documentário sobre o humorista citado que tenta achar explicações concretas sobre a existência das religiões no planeta. De fato, muitos céticos, como eu, se identificam com algumas questões que Maher aborda durante a película. Tais como homens e mulheres lúcidos e inteligentes que acreditam fielmente que estão tomando o sangue de Cristo todos os domingos. Ou de que ainda existam pessoas que não acreditam na teoria de evolução, proposta por Charles Darwin. O absurdo é tão grande que Maher consegue entrevistar um senador norte-americano que afirma que o jardim do Edén de fato existiu, contradizendo todos os estudos científicos dos últimos séculos.
Maher falha ao abordar o cristianismo e outras religiões de forma satírica e xiita (olha o apradoxo), tratando-as como um distúrbio neurológico.
O desfecho do documentário é tão parcial e contundente quanto um filme de Michael Moore. Ou seja, Maher com ajuda de Larry Charles (diretor de "Borat") traça uma visão pessimista e ingênua da religiosidade ao redor do mundo. A religião, tal como uma patologia neurológica é vista de uma maneira apocalíptica e auto destrutiva no documentário. Como Michael Moore, Maher entrevista pessoas razoavelmente estúpidas e que de certa forma facilitaram a visão errônea sobre as religiões, proposta pelo filme. Não presenciamos ao longo do filme, nenhum comentário inteligente em pró da religião. A edição também facilitou bastante o resultado final de "Religulous" que não passa de uma propaganda ideológica proposta pelo humorista americano.
Eu acredito que Maher se dá melhor no ramo da comédia do que da filosofia. Assistam e tirem suas conclusões.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

EDWARD WOODWARD (1930-2009)

Policial religioso é encarregado de investigar o desaparecimento de uma menina em uma isolada ilha escocesa. Ao chegar no local, ele se depara com um vilarejo pagão, onde os habitantes anualmente festejam e ritualizam uma festa em pró do crescimento da colheita. O Sargento Howie do "Homem de Palha" (1973) foi o grande personagem do ator inglês Edward Woodward. Como grandes atores da Inglaterra, Woodward começou no teatro interpretando peças shakesperianas. Participou de várias série de televisão na ilha da Rainha, sendo os mais famosos "Callan" e "The Equalizer". Sua voz carregada com sotaque britânico já figurou em vários discos durante as últimas décadas. Edward Woodward morreu nesse último domingo aos 79 anos de idade.



O HOMEM DE PALHA (The Wicker Man, 1973)

TOP 5-EUA

Apocalipse, Charles Dickens, paranormalidade em meio a guerra, Mariah Carey tribufu e Michael Jackson ensaiando. São esses cinco temas que mais renderam sucesso nas bilheterias norte-americanas no último fim de semana. Na primeira colocação, John Cusack, Woody Harrelson, Amanda Peet, entre outros em "2012". Mais uma vez o cineasta alemão dirige um blockbuster catástrofe, a base de CGI pesado. A mesclagem dramática em suas pelícualas, beirando ao clichê, são apenas detalhes em meio ao deslumbre digital usado pelos efeitos visuais de última geração. Já a segunda colocoção ficou pelo desenho "A Christmas Carol", dirigido por Robert Zemeckis. Jim Carrey interpreta Scrooge, protagonista da película, além de mais sete personagens. O galã George Clooney e sua paranormalidade ficaram em terceiro lugar, na comédia de guerra, "The Men Who Stare at Goats". O premiado filme em Sundance desse ano, "Precious:Based on the Novel Push by Sapphire", ficou em quarto lugar. Uma Mariah Carey irreconhecível, ao lado de Paula Patton e Lenny Kravitz contracenam com Gabourey ´Gabby´Sidibe, atiz negra que tem grandes chances de ser indicada ao próximo Oscar. "This Is It" documentário sobre Michael Jackson completa a famigerada lista dos filmes mais vistos nos EUA.
1-) 2012

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

ANSELMO DUARTE (1920-2009)


É com grande pesar que informo o falecimento do cineasta e ator Anselmo Duarte no último dia 07 de Novembro. Grande astro e galã das produtoras Vera Cruz e Atlântida, nos anos 50, ao lado de Tônia Carrero, Oscarito, Grande Otelo, entre outros. Em 1972 atuou no grande sucesso de bilheterias nacional "Independência ou Morte" de Carlos Coimbra, filme que desbancou "O Poderoso Chefão" nos cinemas brasileiros.
Contudo seu grande êxito dentro da sétima arte se encontra na carreira de cineasta. Em 1962 o Brasil ganhou sua primeira e única Palma de Ouro em Cannes com "O Pagador de Promessas" dirigido por Anselmo. É válido ressaltar que naquele ano concorria preciosidades como "O Anjo Exterminador" de Luis Buñuel, "Divórcio à Italiana" de Pietro Germi, "O Eclipse" de Michelangelo Antonioni, "Cleo das 5 à 7" de Agnès Varda e "Longa Jornada Noite Adentro" de Sidney Lumet. "O Pagador de Promessas" também concorreu ao Oscar de filme estrangeiro, mas perdeu para o francês "Sempre aos Domingos" de Serge Bourguignon. A obra baseada na história homônima de Dias Gomes foi seu maior sucesso entre a crítica. Anselmo chegou a dirigir o péssimo "Os Trombadinhas", filme baseado em uma história escrita por Pelé em 1979. Dirigiu e atuou ao lado de Dercy Gonçalves na comédia "Absolutamente Certo" em 1957.
Anselmo Duarte morreu devido à complicações de um derrame.

TOP 5-EUA

Semana agitada para os cofres hollywoodianos. O famoso conto de natal, "A Christmas Carol" estreiou em primeiro lugar nas bilheterias estadunidenses. A animação de Robert Zemeckis contou com a tecnologia de captação de movimentos do astro Jim Carrey, que interpreta oito personagens na película. A famosa trama escrita por Charles Dickens mostra a agitada noite de Scrooge, um velho e solitário rico que é visitado por três fantasmas durante a noite de natal.
Em segundo lugar ficou por conta de todo carisma de Michael Jackson, no documentário "This Is It". O filme revela os ensaios do astro pop para a turnê que não chegou a acontecer, graças sua inesperada morte em Junho desse ano. Já George Clooney, Kevin Spacey, Ewan McGregor e Jeff Bridges ficaram em terceiro lugar com "The Men Who Stare at Goats". A comédia apresenta um repórter que vai ao Iraque para entrevistar um famoso paranormal das Forças Armadas Norte-Americanas chamado Lyn Cassady (Clooney).
Já os filmes de terror "The Fourth Kind" com Milla Jovovich e "Paranormal Activity", ficaram em quarto e quinto lugar respectivamente.

1-) A Christmas Carol de Robert Zemeckis
2-) This Is It de Kenny Ortega
3-) The Men Who Stare at Goats de Grant Heslov
4-) The Fourth Kind de Olatunde Osunsanmi
5-) Paranormal Activity de Oren Peli

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Piranha 3-D em março de 2010


O lendário produtor de filmes-b, Roger Corman vai receber na próxima cerimônia do Oscar, um prêmio especial por sua carreira. Desde a década de 50, Corman produziu quase 400 filmes, revelando dezenas de talentos. Atores como Jack Nicholson e Sylvester Stallone, bem como cineastas do gabarito de Jonathan Demme e Joe Dante, foram algumas descobertas do produtor. Em 1978 Corman produziu uma de suas maiores "obras-primas". "Piranha" contava com o estreante cineasta Joe Dante, que anos mais tarde dirigiria o clássico "Gremlins". Como de costume em Hollywood, tudo que é bom ganha uma refilmagem. E nada melhor do que refilmar em 3-D, tecnologia da moda no cinema comercial americano. Alexandre Aja, cineasta especializado em remakes de terror (Viagem Maldita e Espelhos do Medo), é o responsável por "Piranha 3-D". A data prevista para a película estreiar nos EUA é dia 19 de Março de 2010, doze dias depois da entrega ao Oscar especial para Roger Corman, produtor da versão original de Joe Dante.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

ATIVIDADE PARANORMAL (2007)

Após muita curiosidade, pude conferir pela internet o filme mais comentado dos últimos meses. Fóruns espalhados por toda internet debatem incansavelmente a qualidade de "Atividade Paranormal", filme que alcançou altos U$84.6 milhões nas bilheterias. Alguns internautas acharam terrivelmente assustador, enquanto outros creditaram a película como uma alta picaretagem marqueteira. Com qualidade ou não, "Atividade Paranormal" é um filme que não será esquecido facilmente. Seguindo religiosamente preceitos que tornaram "A Bruxa de Blair" um enorme sucesso há exatos dez anos, o filme de Oren Peli leva ao espectador a sensação desconfortável de realismo. Ou pelo menos tenta. A fórmula desgastada de câmera em primeira pessoa, em certas cenas cansa. Tanto é que a parte mais interessante do filme é quando a câmera permanece parada na frente da cama dos protagonistas. É durante a vunerabilidade noturna dos personagens da trama, que a entidade aparece cada vez mais agressiva, assustando o espectador mais medroso.
O antigo programador de softwares, Oren Peli não precisou de muita coisa (míseros U$11 mil) para dar um banho em quase todas a produções de terror lançadas nesse ano. Tamanho sucesso do filme, veio acoplado com uma série de lendas urbanas. Uma das mais interessantes (e de fato irreal), foi a de Steven Spielberg. Logo após assistir a essa película, o prestigiado cineasta tomou um susto danado pois as portas dos quartos de sua mansão, trancaram-se por dentro misteriosamente. Marketing bom também pode ser marketing apelativo!
Os efeitos amadores não prejudicaram o suspense da película. Contudo "Atividade Paranormal" perde feio em termos de realismo para "A Bruxa de Blair". Algumas cenas da intimidade do casal são extremamente forçadas, e estão inseridas durante o filme de forma superficial. Ao contrário da "Bruxa", que não tinha cena alguma indispensável na trama e ao mesmo tempo situava o espectador sobre a personalidade de cada personagem. Além da coragem sobre-humana de Micah, namorado de Katie, a perseguida pelo demônio. O protagonista não se contenta com as demonstrações demoníacas da entidade, provocando-a cada vez mais. A cena do vídeo que ele baixa na internet sobre uma suposta possessão foi uma clara cópia de um tal filme de 1973, onde uma menininha é possuída pelo demo. Contudo tais furos são até plausíveis e não prejudicam a diversão do filme que foi feito totalmente por amadores.
"Atividade Paranormal" assusta sim, mas esqueça exageros como "um dos filmes mais assutadores de todos os tempos". O marketing virtual dado a esse filme é mais forte que os sustos que você vai levar.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

TOP 5-EUA

Se não bastasse ter estabelecido todos os recordes fonográficos, durante vida e pós morte, Michael Jackson faturou nesse último fim de semana mais de U$100 milhões nas bilheterias do mundo todo. É válido lembrar que "This Is It", documentário dos bastidores da turnê que o artista iria promover, não teve exibição em grande parte das salas de cinema. Apesar de muito criticado pelos fãs do cantor, o documentário arrancou críticas favoráveis, e pode concorrer ao Oscar 2010 em categorias técnicas, já que as inscrições para "Melhor Documentário" já foram encerradas.
Em segundo lugar a sensação do momento, "Paranormal Activity" caiu uma posição em relação a semana passada. O alvoroço em torno do filme, se dá pelo curioso orçamento da película. Oren Peli, diretor e roteirista de "Paranormal Activity" garante que gastou apenas U$15 mil. Com a impressionante marca de U$84.4 milhões alcançados nesse fim de semana, o filme tornou-se um dos mais lucrativos da história do cinema.
O duelo psicológico entre Jamie Fox e Gerard Butler ficou em terceiro lugar com "Law Abiding Citizen". Completa a lista a comédia "Couples Retreat" com Vince Vaughn e "Saw VI", sexto filme da série do serial killer Jigsaw.
Confira os números.
1-) This Is It de Kenny Ortega
Faturou U$21.3 milhões nesse fim de semana
2-) Paranormal Activity de Oren Peli
Faturou U$16.5 milhões nesse fim de semana
3-) Law Abiding Citizen de F.Gary Gray
Faturou U$7.3 milhões nesse fim de semana
4-) Couples Retreat de Peter Billingsley
Faturou U$6.1 milhões nesse fim de semana
5-) Saw VI de Kevin Greutert
Faturou U$5.56 milhões nesse fim de semana
Soma a pior renda de bilheterias da lucrativa série "Jogos Mortais"




 

Blogroll

free counters

Minha lista de blogs