sexta-feira, 28 de agosto de 2009

CACHÉ (2005)

O cinema as vezes é a melhor terapia para mim. Nada melhor do que ser surpreendido positivamente após assistir um filme. Consequentemente um sentimento de satisfação, depois de um cansativo dia de trabalho, sempre é muito bem vindo. Certamente essa é a melhor sensação que um cinéfilo pode ter após o término de uma película, como no caso do excelente "Caché". De fato Michael Haneke, diretor austríaco e último premiado em Cannes, já virou meu ídolo. Não por acaso os polêmicos "Violência Gratuita" e "A Pianista", dirigidas pelo austríaco, são hoje em dia considerados grandes obras primas. Em "Caché", Haneke tem o dom de tranformar um simples roteiro no qual ele mesmo escreveu, em uma película saborosamente estilosa. Aliás, um estilo um tanto quanto peculiar, que já virou marca registrada de sua filmografia.

Nesse filme, Haneke tem a oportunidade de dirigir dois monstros sagrados da França; Daniel Auteuil (Jean de Florette) e Juliette Binoche (A Liberdade é Azul) sendo que o primeiro arranca uma atuação sincera e contundente. "Caché" antes de uma estilosa película, é uma excelente crítica as diferentes etnias e um verdadeiro ode ao preconceito. A história do filme conta a vida de aparências do casal formado por Georges, um apresentador de um programa literário, e Anne que repentinamente começam a receber fitas com filmagens de sua casa. Conforme o passar do tempo, as fitas que vão recebendo, começam a vir com desenhos infantis e revelam locais que fizeram parte do passado do apresentador. Georges gosta de preservar sua aparência de intelectual, e esconde fatos da infância que nunca revelou para sua esposa. Nem com sua velha mãe (Annie Girardot) Georges gosta de se confessar. Até que em um dia o casal recebe uma fita com imagens de um lugar que pode revelar o paradeiro do responsável pelos envios. Ao chegar nesse local, o apresentador se encontra com um velho conhecido chamado Majid (Maurice Bénichou), um argelino que quase foi seu irmão adotivo durante a infância. A questão que fica é, será que Georges sentira o peso da consciência após décadas do fatídico acontecimento, ou simplesmente não se importara com os danos que causou a vida do argelino? Haneke não deixa explícito aos espectadores o que de fato se passa na mente do protagonista, contudo algumas imagens servem como pistas para o espectador. Afinal no trabalho do cineasta austríaco, nenhuma cena é feita sem propósito, até mesmo quando a mesma parece ser futil.

Méritos de um grande diretor, que infelizmente em terras americanas (incluindo o Brasil) permanece como um desconhecido.
De qualquer forma fica minha dica, e se você como eu for um apreciador de sétima arte, não assista o filme o quanto antes. E claro, se você estiver vendo o filme em DVD ou no computador, não deixe de prestar atenção na última cena de "Caché". Ela podera revelar mais do que se imagina.

domingo, 23 de agosto de 2009

100 atuações masculinas obrigatórias

O site norte-americano "Pop Matters" elegeu 100 atuações inesquecíveis e obrigatórias de serem vistas pelos cinéfilos. Diferentemente das outras listas, essa não se baseia em uma rankin, mas é dividida em cinco categorias distintas. "Filmes indies", "baseado em livros ou em personagens históricos", "grandes clássicos", "vilões" e "coadjuvantes". Como de praxe, a lista apresenta nomes curiosos como o do tranformista Divine em "Pink Flamingos" de John Waters. Segue abaixo alguns personagens que o site elegeu e me chamou atenção.
Jerry Lewis-O Rei da Comédia
Joe Pesci-Os Bons Companheiros
Javier Bardem-Antes do Anoitecer
Jeff Daniels-A Lula e a Baleia
Marcello Mastroiani-8 e Meio de Fellini
Matt Damon-O Talentoso Mr.Ripley
Max Von Sydow-A Hora do lobo
Paul Bettany-Dogville
Peter Lorre-M
Ray Winstone-The Proposition
River Phoenix-Garotos de Programa
Robert Shaw-Tubarão
Tatsuya Nakadai-Ran
Victor Sjostrom-Morangos Silvestres
Jack Nicholson-O Iluminado
Gene Wilder-A Fantástica Fabrica de Chocolates
Gene Kelly-Cantando na Chuva
Edward Norton-A Outra História Americana
Ed Harris-Os Eleitos
Daniel Day Lewis-Sangue Negro
Charles Chaplin-Luzes da Cidade
Bruno Ganz-A Queda
Bruce Campbell-Evil Dead II
Benecio Del Toro-21 Gramas
Alan Rickman-Duro de Matar

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

ESTRÉIAS NORTE-AMERICANAS

Enfim a famigerada refilmagem do clássico de guerra, "Inglorious Basterds" vai estreiar nas terras tupiniquins. Depois de uma fria recepção em Cannes, Brad Pitt e Quentin Tarantino prometeram que a película será diferente daquela vista na Riviera Francesa. Na trama, um grupo de mercenários americanos decidem se unir para extermianar com os nazistas em plena Segunda Guerra Mundial.

A bonitinha Alexis Bledel (Gilmore Girls) protagoniza a comédia "Post Grad", que promete agradar os adolescentes. Na película o personagem de Alexis é uma estudante que retorna para cidade natal, e se reencontra com sua excêntrica família. O brasileiro Rodrigo Santoro também está na produção

Para os fãs de esportes radicais, a boa pedida é "X Games 3D:The Movie". Aficionados por skate, motocross e tudo que conter altas doses de adrenalina, poderão conferir cenas espetaculares, com uma sensação tridimencional.

As outras estréias da semana ficam por conta da comédia "My One and Only" com Renée Zellweger, e o musical mexicano "Casi divas".

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Estréias americanas

Com aproximação do fim do verão norte americano, a temporada de produções arrasa-quarteirões começa a esfriar. O blockbuster que estréia essa semana no mundo todo é mais uma adaptação baseada em antigos brinquedos, como fora Transformers. Na ocasião trata-se de "G.I. Joe-The Rise of Cobra", dirigido por Stephen Sommers. A película turbinada de atuações mediocres, somado a efeitos especiais de última geração traz no elenco Adewale Akinnuoye-Agbaje, Christopher Eccleston, Joseph Gordon-Levitt, Sienna Miller, Jonathan Pryce e Dennis Quaid. Em contrapartida a tamanha canastrice, "Julie e Julia" de Nora Ephron, traz Meryl Streep nesse drama feminista baseado em fato reais. "Shorts" de Robert Rodriguez também estréia e repete a fórmula de muitos efeitos e roteiro que é bom nada. As outras estréias ficam por conta do suspense "A Perfect Getaway" com Milla Jovovich e Steve Zahn, e a comédia "Cold Souls" com Paul Giamatti, Emily Watson e David Strathairn.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

JOHN HUGHES (1950-2009)


Morreu nessa quinta-feira um dos maiores diretores oitentistas do cinema norte-americano. Responsável por dirigir clássicos juvenis do período como ,"Curtindo a Vida Adoidado", "Gatinhas e Gatões", "Clube dos Cinco" e "Mulher Nota Mil", Hughes teve um ataque fulminante e faleceu no seu apartamento em Manhattan. Além de diretor, John Hughes roteirizou outros clássicos da "Sessão da Tarde" como "Férias Frustradas", "Esqueceram de Mim" e "Antes Só do que Mal Acompanhado". Confira alguns de seus sucessos.

Antes Só do que mal Acompanhado (1987)

Férias Frustradas dirigido por Harold Ramis

Curtindo a Vida Adoidado (1986)

Clube dos Cinco (1985)

Mulher Nota Mil (1985)

Gatinhas e Gatões (1984)

FILMES QUE VIRÃO-SHUTTER ISLAND de Martin Scorsese


Todos cinéfilos conhecem o que a dupla Scorsese e DiCaprio são capazes de fazer. Afinal ambos são responsáveis por obras-primas como "Gangues de Nova York", "O Aviador" e "Os Infiltrados". Futuramente a dupla se unirá novamente para filmar a vida do grande Frank Sinatra, mas enquanto isso não chega podemos nos contentar com a nova adaptação de Scorsese para as telas. Trata-se de "Shutter Island", baseado no livro homônimo de Dennis Lehane. Di Caprio interpreta Teddy Daniels que junto com Chuck Aule (Mark Ruffalo), vão a uma pequena ilha, onde se localiza um manicômio, para investigar o desaparecimento de um paciente do local. Lá eles são recebidos pelos misterioso Dr.John Cawley (Ben Kingsley), um diretor da instituição que esconde muitos segredos e mistérios sobre o hospital psiquiátrico. Emily Mortimer, Michelle Williams, Max von Sydow e Jackie Earley Haley, complementam o elenco de "Shutter Island". A data de estréia no Brasil está prevista para 9 de Outubro de 2009.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

TOP 5-EUA

Dos cinco filmes mais vistos essa semana nos EUA, três são direcionados ao público infanto juvenil sendo dois com gosto duvidoso. Já a primeira colocação, não tem nada de leve como o restante da lista. Trata-se de "Funny People", comédia dramática de Judd Apatow, com Adam Sandler e Seth Rogen. Paradoxos a parte, apesar de ter estreiado na primeira posição, o filme foi um fracasso, pois arrecadou U$23.4 milhões dos qusa U$75 milhões de orçamento. Desde "Spanglish", Adam Sandler não via um número tão baixo nas bilheterias.

Já a segunda colocação ficou por conta de "Harry Potter and the Half-Blood Prince", sexto da cinesérie baseada nos livros homônimos. Em terceiro lugar ficou "G-Force", comédia familiar sobre hamsters que trabalham para o governo norte-americano (?????). "The Ugly Truth" e "Aliens in the Attic" ficaram respectivamente em quarto e quinto lugar.

 

Blogroll

free counters

Minha lista de blogs