quarta-feira, 27 de maio de 2009

Notícias da semana

Nem "Star Trek", muito menos "Terminator Salvation" puderam conter a continuação da simpática comédia, "Uma Noite no Museu". O segunto filme da cine série ficou na primeira posição das bilheterias do mundo todo. Nos EUA a renda foi de U$70 milhões. A magia do primeiro filme, aliada ao carisma de Ben Stiller trouxe bons frutos ao estúdio Fox. Já Christian Bale e seu "Terminator Salvation" renderam bons U$65.3 milhões. É valido salientar que a produção custou pouco mais de U$200 milhões. Ou seja, o quarto filme da saga dos robôs futuristas que dominam o mundo não vingou como o esperado.
O festival premiou mais uma vez o austríaco Michael Haneke por "The White Ribbon". A trama do filme conta as origens do nazismo na década 10 do século passado no ponto de vista de uma família. É a segunda película de Haneke que fatura a famigerada Palma de Ouro em Cannes. Em 2001, "A Pianista" com Isabelle Huppert (presidente do júri desse ano) faturou o mesmo prêmio. Jacques Audiard e sua elogiada película, "Un prophète" ganhou o Grande Prêmio do Júri. Christoph Waltz de "Inglorious Bastards" e Charlotte Gainsbourg de "Antichrist"venceram os prêmio de melhor ator e atriz respectivamente. Já o filipino Brillante Mendoza foi escolhido como melhor diretor. Confira todos os vencedores.

Palma de Ouro
"Das Weisse Band", de Michael Haneke

Grande Prêmio do Júri
"Un Prophète", de Jacques Audiard

Prêmio do Júri
"Fish Tank", de Andrea Arnold e "Bakjwi", de Park Chan-Wook

Prêmio de roteiro
"Spring Fever", de Lou Ye

Prêmio de direção
Brillante Mendoza ("Kinatay")

Prêmio de melhor atriz
Charlotte Gainsbourg ("Anticristo")

Prêmio de melhor ator
Christoph Waltz ("Bastardos Inglórios")

Palma de Ouro de curta metragem
"Arena", João Salaviza

Menção especial na seleção de curtas
"The six dolar fifty man", de Mark Albiston e Louis Sutherland

Prêmio Câmera de Ouro, para diretor estreante
Warwick Thornton ("Samson and Delilah")

Menção especial do prêmio Câmera de Ouro
"Ajami", de Scandar Copti e Yaron Shani

Prêmio especial do júri pelo conjunto da carreira
Alan Resnais

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Um brinde à Cannes

Um brinde a Cannes, o mais charmosos de todos festivais do mundo. Apesar de dezenas de injustiças e absurdos durante sua história, a pacata cidade francesa é a passarela de astros do mundo todo, não somente hollywoodianos como no caso do Oscar. E não é somente de atores e atrizes que os fotográfos perseguem durante essas duas semanas. Os diretores consagrados são tão perseguidos (se não mais) quanto os atores. Veja a seguir algumas figuras ilustres que já passaram por Cannes durante os 61 anos de festival.


Bette Davis é homenageada em 1963
Elenco do excelente "Down By Law" de Jim Jarmusch

Woody Allen divulga "Vicky Cristina Barcelona"

John Huston, Isabelle Huppert e Dick Borgade
Maria Schneider e Michelangelo Antonioni

Roman Polanski agradece a Palma de Ouro por "O Pianista"
Hitchcock entrega prêmio a Elio Petri
O comediante Harold Lloyd é homenageado

E o mundo conhece Steven Soderbergh por "Sexo, Mentiras e Videotapes"

Gene Kelly em 1952

O até então Mr.Mundo Arnold Schwarzenegger em 1977

Penelope Cruz registra o momento em Cannes
Orson Welles em 1959
Bob Rafelson, Jessica Lange e Jack Nicholson

David Lynch e o elenco de "The Straight Story"

Os Irmãos Coen ao lado de Francis McDormand divulgam "Fargo"

terça-feira, 19 de maio de 2009

CANNEwS 2009

Gostaram da criatividade do título desse post? Eu também não, mas beleza. O que interessa é que o Festival de Cannes, apesar da crise, continua glamouroso e polêmico. O glamour fica por conta dos astros do cinema mundial desfilando no tapete vermelho do Croisette. E não podemos deixar de citar os fotógrafos, jornalistas e o críticos mais venenosos do planeta. Todos reunidos nessa pequena cidade litorânea da Riviera Francesa. Já a parte polêmica fica, como de costume, para Lars von Trier. O dinamarquês é tão talentoso quanto polêmico. E nessa edição do festival não foi deixou por menos essa fama de "marrudo". O diretor de "Antichrist" deixou a modéstia de lado e afirmou que é o melhor cineasta do mundo. Quanto a sua película de terror psicológico exibida na Seleção Oficial, chocou muitos conservadores e amantes de cinema. Vaiado pela maioria, muitos dos jornalistas se perguntaram o porque de von Trier dirigir um longa desses. Sucinto mais uma vez o dinamarquês disse que ele dirigia para ele é mais pra ninguém. Segundo Trier, o filme foi como uma terapia para sua depressão, que por sinal não foi curada.

O espanhol Pedro Almodóvar e sua musa, Penélope Cruz também não foram bem falados em Cannes. A comédia dramática, "Los Abrazos Rotos" teve um desempenho mediano entre os críticos e foi considerada como muito fraca aos padrões de Almodóvar. Esse que revelou que já fez sexo oral em uma atriz de seu filme, para lhe mostrar como seria feita uma cena. Talvez a revelação mais inusitada dessa edição até agora.

"Un Prophète" de Jacques Audiard foi o mais aplaudido dos filmes exibidos pela Seleção Oficial, e é o franco favorito dessa edição. Contudo o fato do filme ser praticamente todo masculino pode atrapalhar na decisão dos jurados que são de maioria feminina. Outro elogiado foi o politizado Ken Loach e seu futebolístico "Looking for Eric". Produzido pelo ex-atacante francês do Manchester United, Eric Cantona. Loach explica que o filme é uma verdadeira aula de antropologia ligada ao esporte mais amado do mundo.

O italiano Marco Bellochio marca presença pelo segundo ano consecutivo por seu "Vincere". Drama de época conta a história das amantes do antigo ditador fascista, Mussolini. A recepção da película foi fria, se comparada com a de "Gomorra" na edição passada.

Confira algumas imagens do mais glamouroso dos festivais de cinema do mundo.



Willem Dafoe, Lars von Trier e Charlotte Gainsboug por "Antichrist"
Penélope Cruz e Pedro Almodóvar por "Los Abrazos Rotos"
Ken Loach e Eric Cantona por "Looking for Eric"

Marco Bellochio e elenco de "Vincere"
O mais aplaudido até o momento é "Un Prophète" de Jacques Audiard

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Notícias de Cannes-Primeiros dias

O Festival de Cannes 2009 começou com grandes películas já dando o que falar. É o caso de "UP", nova animação da Pixar, que abriu o maior evento cinematográfico depois do Oscar. Para delírio de cinéfilos do globo todo, Francis Ford Coppola está de volta, e com um filme bom. Depois de alguns erros, nas últimas decadas, o cineasta de "O Poderoso Chefão", parece ter acertado a mão com "Tetro". Película essa que ele descreve sendo como o "Chefão", mas sem tiroteios. Os críticos aprovaram o novo filme de Coppola, que se passa na Argentina e conta com grandes atores latinos como Carmem Maura e Maribel Verdú. O polêmico ator e diretor Vincent Gallo interpreta o tal "Tetro" que dá nome ao filme. A relação desse ator com Cannes, não é das melhor. Em 2003, "Brown Bunny" filme em que dirigiu e atuou ao lado da sua até então namorada, Chloe Sevigny, foi vaiado e ridicularizado pelos críticos. A película ficou conhecida por uma forte cena de sexo explícito em que Sevigny faz sexo oral com Gallo.

Outro mestre sagrado do cinema norte-americano que "deu as caras" em Cannes foi Martin Scorsese que apresentou a versão restaurada de "The Red Shoes" dos britânicos Michael Powell e Emeric Pressburger. Scorsese foi muito falado em Cannes, após a divulgação de que vai dirigir a cine beiografia do cantor e ator Frank Sinatra.

Na Seleção Oficial, "Fish Tank", "Spring Fever", "Bright Star" e "Thirst" são quatro dos vinte filmes indicados a Palma de Ouro de Cannes desse ano, que já foram exibidos para o jurí e para jornalistas do mundo todo.


"Air Doll" do japonês Hirokazu Kore foi exibido no "Un Certain Regard"
Up de Peter Docter
Cerimônia de abertura
Elenco e diretor de Spring Fever
Jane Campion, diretora de "Bright Star"

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Estréias da semana-BRASIL

Enfim o início da saga de Jornada nas Estrelas (Star Trek) chega aos cinemas do mundo todo nessa sexta-feira (08). A edição reformulada tem J.J.Abrams (Missão Impossível 3) como diretor responsável pelo Blockbuster. O cineasta apostou em nomes desconhecidos , salvo algumas exceções como Eric Bana (Munique) e Simon Pegg (Todo Mundo Quase Morto). Spock, vulcanos e a mística Enterprise estão obviamente presentes nesse filme que promete ser o renascimento da saga.
Ofuscado pelo lançamento de "Star Trek", "Um Ato de Liberdade" chega ao Brasil, cinco meses atrasados em relação aos EUA. O drama de guerra protagonizado por Daniel Craig (Cassino Royale) foi indicado ao Oscar de Melhor Trilha Sonora, mas perdeu o prêmio para "Slumdog Millionaire". Edward Zwick (O Último Samurai) dirige a trama sobre três judeus que lutam contra o regime nazista, em uma floresta da Bielorússia.
"Import/Export" de Ulrich Seidl é um drama erótico que conta a história de uma jovem ucraniana que muda-se para Áustria em busca de uma vida melhor. Em contrapartida um imigrante austríaco faz o caminho oposto ao da moça.
Confira as imagens abaixo.

Star Trek
Um Ato de Liberdade

Import/Export
 

Blogroll

free counters

Minha lista de blogs