sábado, 25 de abril de 2009

FESTIVAL DE CANNES 2009

Oposto ao ano passado, o Festival de Cannes 2009 está bastante empolgante. Cineasta consagrados pelo cinema estarão disputando a Palma de Ouro nessa edição. Nomes como Quentin Tarantino por "Inglorious Bastards". Ang Lee por "Taking Woodstock"; Lars von Trier por "Antichrist"; Park Chan-wook por "Thrist"; Pedro Almodóvar por "Los Abrazos Rotos"; Michael Haneke por "The White Ribbon"; Alain Resnais por "Les Herbes Foilles", entre outros.
O Brasil marca presença com Heitor Dhalia e seu "À Deriva", na competição "Un Certain Regard". Camille Belle e Vincent Cassel protagonizam a película do mesmo diretor de "O Cheiro do Ralo".
A animação da Pixar, "UP" terá sua estréia mundial na abertura do festival francês. "The Imaginarium of Doctor Parnassus", último filme de Heath Ledger e "Drag me to Hell" de Sam Raimi , serão exibidos fora da competição.
Confira os indicados para a Palma de Ouro 2009, que tera a atriz francesa Isabelle Huppert presidindo o júri.

"Broken Embraces", Pedro Almodovar
"Fish Tank", Andrea Arnold
"A Prophet", Jacques Audiard
"Vincere", Dir: Marco Bellocchio
"Bright Star", Jane Campion
"In the Beginning", Xavier Giannoli
"Map of the Sounds of Tokyo", Isabel Coixet
"The White Ribbon", Michael Haneke
"Taking Woodstock", Ang Lee
"Looking for Eric", Ken Loach
"Spring Fever", Lou Ye
"Kinatay", Brillante Mendoza
"Enter The Void", Gasper Noe
"Thirst", Park Chan-wook
"Les Herbes Foilles", Alain Resnais
"The Time That Remains", Elia Suleiman
"Inglourious Basterds", Quentin Tarantino
"Vengeance", Johnnie To
"Face", Tsai Ming-liang
"Antichrist", Lars von Trier

Un Certain Regard

: "Mother", Bong Joon-ho
"Irene", Alain Cavalier
"Precious", Lee Daniels
"Demaine Des L'Aube", Denis Dercourt
"À Deriva", Heitor Dhalia
"Nobody Knows About The Persian Cats", Bahman Ghobadi
"The Wind Journeys", Ciro Guerra
"Le Pere De Mes Enfants", Mia Hansen-Love
"Tale In The Darkness", Nikolay Khomeriki
"Air Doll", Hirokazu Kore-Eda
"Dogtooth", Giorgos Lanthimos
"Tzar", Pavel Lounguine
"Independence", Raya Martin
"Police, Adjectiv", Corneliu Porumboiu
"Nymph", Pen-Ek Ratanaruang
"To Die Like A Man", Joao Pedro Rodrigues
"Eyes Wide Open", Haim Tabakman
"Samson & Delilah", Warwick Thornton
"The Silent Army", Jean van de Velde
"Tales From The Golden Age", Hanno Hofer, Razvan Marculescu, Cristian Mungiu, Constantin Propescu, Ioanna Uricaru


Antichrist de Lars von Trier
Los Abrazos Rotos de Pedro Almodóvar
Thrist de Park Chan-wook

domingo, 19 de abril de 2009

VIRIDIANA (1961)

Um ano antes do Brasil levar sua primeira e única Palma de Ouro em Cannes com "O Pagador de Promessas", o festival de cinema da Riviera Francesa presenciou uma dupla premiação para melhor filme. Naquele ano de 1961, Sophia Loren ganhava como melhor atriz para "La ciociara" de Vittorio de Sica e Anthony Perkins como ator por "Goodbye Again". O cineasta do ano escolhido pelo júri fora Yuliya Solntseva por "Povest plamennykh let". Porém a premiação mais famigerada foi dividida entre Espanha e França. "Une aussi longue absence" de Henri Colpi ganhou, mas não é tão lembrada pelos cinéfilos como seu companheiro de empate, "Viridiana" de Luis Buñuel.


A obra sobre a bondade humana e a falta de caráter dos homens apresenta a mexicana Silvia Pinal como a protagonista que dá titúlo ao filme. Viridiana é uma bela moça que vive em um convento e é convidada para passar alguns dias na casa de seu tio viúvo. Vítima da solidão, Don Jaime (Fernando Rey) apaixona-se por sua sobrinha e lhe pede em casamento. A moça lhe nega o pedido, e então com ajuda de sua fiel empregada Ramona (Margarita Lozano), o velho põem calmantes no café da sobrinha. Desmaiada na cama, Viridiana quase é possuída por seu tio, que no último instante desiste do cruel ato sexual. Ao acordar, a jovem assustada decide retornar ao convento mas é acometida pela súbita notícia da morte de Don Jaime. Antes de se matar enforcado, o velho escrevera um testamento passando os bens para sobrinha e para o filho bastardo Jorge (Francisco Rabal).

Após os terriveis acontecimentos, Viridiana desiste de ser freira, e passa a hospedar na casa que antes era de seu tio, alguns mendigos. A contra gosto de seu primo mulherengo, que decide reformar o local que seu pai deixara de herança. Gradativamente os pobres acolhidos por Viridiana, esnobam sua bondade e decidem fazer uma festa enquanto ela está fora de casa. Talvez a mais significativa cena da película seja a balbúrdia dos flagelados, diante da mesa de jantar da mansão de Viridiana. Lá eles cometem uma série de erros que não serão perdoados pela jovem freira. Inclusive ela é quase estuprada por dois deles. Um aleijado e outro leproso.

De forma polêmica, Buñuel nos mostra através de ironias e sutilezas, que o homem é um ser incapaz de amar um ao outro e é incapaz de ser bondoso. O regime Franquista, que vigorava na Espanha de 1961, proibiu a exibição da premiada película nos cinemas. "Viridiana" só foi exibido ao grande público muitos anos depois, após a ditadura do General Francisco Franco.

"Viridiana" possui todos os traços de Buñuel como metáforas surrealistas e uma irônia tão venenosa quanto sutil. O filme espanhol foi o retorno do filho pródigo à Espanha e o início de mais uma bela fase do cineasta espanhol, que originou obras como "El Angel Extermiandor", "Simon del Desierto", "A Bela da Tarde", "Tristana" e "O Discreto Charme da Burguesia". Assista, divirta-se e reflita.

terça-feira, 14 de abril de 2009

TOP 5-EUA

Os amantes do bom cinema, como eu, devem ter ficados chateados com o filme mais visto nos EUA. Trata-se do longa da menina sensação Miley Cyrus ou se preferir, Hannah Montana. A garota que canta, dança e faz gracinhas para o público infanto-juvenil faturou U$32. 3 milhões no primeiro fim de semana. Quem seguiu atrás foi a quarta parte da cine-série, "Velozes e Furiosos". Vin Diesel e Paul Walker retornam a dupla do filme de 2001, regados a muita velocidade, explosões e carros. O site IMDB, pontua a película com uma nota 7 e mais de 10.000 votos. "Monsters vs. Aliens" ficou em terceiro lugar. A animação 3-D da Dreamworks já faturou U$140 milhões, só nos EUA. Seth Rogen, o gordinho canastrão do momento, não repetiu as boas estréias de seus últimos filmes e ficou em quarto lugar. A comédia, "Observe and Report", assemelha-se bastante com o sucesso "Paul Blart: Mall Cop", pois ambas películas retratam dois seguranças de shopping atrapalhados. E finalmente, a quinta colocação ficou para Nicolas Cage e seu "belo" mullets, no suspense de ficção, "Knowing". A pelicula do Oscarizado não ada mal nas bilheterias, e já faturou quase U$70 milhões. Resta saber se Cage vai retornar com êxito depois de fracassos seguidos. Esperamos que sim, e principalmente, com cabelos curtos ou se preferir careca mesmo.

1-) Hannah Montana: The Movie de Peter Chelsom
Estreiou com: U$32.3 Milhões
2-) Fast & Furious de Justin Lin
Último fim de semana: U$27.2 Milhões
Total:U$116 Milhões
3-) Monsters vs Aliens de Rob Letterman e Conrad Vernon
Última semana: U$21.8 Milhões
Total: U$140 Milhões
4-) Observe and Report de Jody Hill
Estreiou com: U$11 milhões
5-) Knowing de Alex Proyas
Último fim de semana:U$6.43 Milhões
Total: U$67.8 milhões

sexta-feira, 10 de abril de 2009

DROPS

Após um período de distanciamento do blog, estou de volta com algumas notícias boas e ruins de alguns acontecimentos da sétima arte.

Se você mora na cidade de São Paulo, poderá conferir a mostra do Cine Sesc da Rua Augusta, com as melhores produções lançadas em 2008. Filmes como, "Quando Estou Amando", " Juno", "Onde os Fracos Não tem Vez", "Persépolis" (foto), "Vicky Cristina Barcelona", "O Cavaleiro das Trevas", "Encarnação do Demônio" e "Linha de Passe", voltam ao cinema em exibições únicas. O "Festival Sesc Melhores Filmes-2008", acontece até o dia 16 de Abril na Rua Augusta, 2075, com exibições diferentes a cada dia. Bom divertimento.

Uma cópia inacabada de "X-Men Origins: Wolverine" de Gavin Hood caiu na Internet e está entre os arquivos mais baixados. O protagonista Hugh Jackman já declarou sua chateação diante do fato e a Fox, estúdio responsável pelo longa, investiga o caso e promete que punirá os responsáveis. Segundo a revista "Variety", a versão na rede é um "rough cut" (corte bruto), ou seja, não é o mesmo filme que estará nos cinemas do mundo todo no próximo dia 30.

Depois de muitas especulações (e pitis do protagonista), finalmente foi divulgado o pôster oficial de "Terminator Salvation". É sábido que essa pélicula é a quarta parte da mística cine-série criada por James Cameron de "O Exterminador do Futuro". Christian Bale é John Connor, personagem que nos filmes anteriores foi interpretado por Edward Furlong e Nick Stahl. Ainda não é certo, mas parece que o governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger vai fazer uma micro participação no filme. "Terminator Salvation" estréia nos EUA no dia 21 de Maio de 2009, enquanto no Brasil será no dia 5 de Junho.

O compositor francês Maurice Jarre, grande colaborador de David Lean, faleceu vítima de um câncer no último domingo. Conhecido pela composição de "O Tema de Lara", da película "Doutor Jivago", Jarre foi um dos músicos mais influentes da história do cinema. Além de trabalhar com cineastas francêses como Jacques Demy e Alain Rresnais, Jarre se aventurou em Hollywood e compôs algumas trilhas sonoras. "Ghost", "Sociedade dos Poetas Mortos" e "Atração Fatal" são alguns de seus trabalhos nos EUA. O compositor ganhou três Oscars, em parceria com o cineasta britânico David Lean. "Lawrence da Arabia", "Doutor Jivago" e "Passagem para a Índia", imortalizaram esse grande maestro francês.
 

Blogroll

free counters

Minha lista de blogs