quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

DAUNBAILÓ (1986)


Jim Jarmusch conseguiu unir John Lurie (da banda experimental, The Lounge Lizards), Tom Waits e o comediante italiano, Roberto Benigni, em um clássico filme indie, caracterizado pela belíssima fotografia de Robby Müller. A impecável trilha sonora escrita pelos protagonistas da película faz parte desse bolo cultural que "Daunbailó" representa. De fato a história é bem simples. Trata-se de três homens que escapam da prisão na Louisiana e embarcam em uma aventura pelos frios pântanos do estado sulista norte-americano. Dois americanos condenados injustamente por crimes que não cometeram, e um italiano falante que matou um homem com uma bola de bilhar. Por auto-defesa. Já os "injustiçados" tem muitas coisas em comum. Ambos não conseguem lidar com as mulheres e são marginalizados pela sociedade (um é alcoólatra e o outro é um cafetão). Coincidentemente são presos no flagra, devido a ciladas que foram arquitetadas contra eles. Jarmusch retrata, o vazio de homens frios em contraste com a esperança de um europeu cheio de sonhos e lirismos e que claramente se dá melhor na vida do que os dois capengas. O trecho da poesia de Robert Frost, que o personagem de Beningi cita (em italiano) durante a película, sintetiza bem o término e a moral do filme. "Entre dois caminhos bifurcados em um bosque, preferi o menos trilhado. Foi a melhor coisa que fiz". "Daunbailó" junto com "Estranos no Paraíso" foram grandes divisores de água no cinema independente norte-americano. Avant-garde de primeira linha que certamente coroa Jarmusch como o maior cineasta indie estadunidense.

62 ANOS DE STEVEN SPIELBERG

Nascido em Cincinnati no ano de 1948, Spielberg é a visão estereotipada de como um cineasta deve ser. Barbudo, baixo e de óculos. Aliás ele criou esse padrão por ser o diretor mais famoso e popular de todos os tempos. É considerado por muitos como o maior cineasta da história da sétima arte. Também puderá, tudo que ele toca, não sendo comédia (seu ponto fraco), vira sinônimo de qualidade. Seja filmes de aventura para toda família ou dramas que envolvam a Segunda Guerra Mundial. Spielberg não segue um gênero específico como a maioria dos diretores faz. E nas horas vagas tem tempo para produzir blockbusters e dobrar sua conta bilionária. Suas obras primas são; "Encurralado", "Tubarão", "Contatos Imediatos de Terceiro Grau", "Os Caçadores da Arca Perdida", "ET-O Extraterrestre", "A Cor Púrpura", "O Império do Sol", "Indiana Jones e a Última Cruzada", "Jurassic Park", "A Lista de Schindler", "O Resgate do Soldado Ryan", "Inteligência Artificial", "Pegue-me se for Capaz" e "Munique". Todas essas películas premiadas e aclamadas por crítica e público. Sua vasta obra é marcada por cenas monumentais, como a do ET e o menino voando de bicicleta, ou o de Indiana Jones correndo de uma bola gigante feita de pedra. Portanto nessa data, gostaria de fazer essa pequena homenagem, mais que merecida, ao mestre Spielberg. Que venham mais 62 anos. A seguir as cinco melhores películas do cineasta.

1-) OS CAÇADORES DA ARCA PERDIDA
Indiana Jones é um dos personagens mais marcantes do cinema norte-americano. É tão simbólico quanto o Tio Sam ou a Estátua da Liberdade. Diferente de outros heróis, Indiana Jones tem suas fobias e seus defeitos, tornando-o mais humano e levando ao público uma identificação maior. Os Caçadores da Arca Perdida é a síntese desse herói, em uma produção que homenageia filmes de aventura B da década de 50. Toda ação, claro, marcada pela antológica trilha de John Williams. Infelizmente recebeu uma continuação esse ano, pouco digna em relação à original.
2-) TUBARÃO
Quem nunca viu Tubarão e não ficou apreensivo ao ir na praia? Tubarão foi o primeiro arrasa quarteirão do cinema. O filme que redefiniu os filmes de verão e os blockbusters. Com atuações arrasadoras e suspense aterrorizante, Spielberg pega carona na escola Hitchcockiana, ao mostrar o peixe assassino em primeira pessoa, aumentando o nível de tensão da película. Como o compositor Bernard Herrman fez com Psicose, John Williams faz nesse filme. Transforma a trilha em mais um personagem. Esqueça as imitações baratas pois Tubarão é único. Um cult. Uma grande obra cinematográfica.

3-) A LISTA DE SCHINDLER
Um dos maiores horrores criados pela humanidade foi recriado na lentes de Spielberg, de uma forma impressionante. Sem censura, o cineasta recriou o massacre dos nazistas nos judeus de uma forma barbara e emocionante. Confesso que foi um dos poucos filmes que me arrancou lágrimas. A história verídica do empresário alemão, que ajudou mais de mil judeus a sairem vivos do campo de concentração rendeu noves oscars, incluindo o de melhor diretor para Spielberg.
4-) E.T.- O EXTRA-TERRESTRE
A fábula que conquistou uma geração inteira é indispensável para a lista dos maiores de Spielberg. Futuramente, o cineasta será lembrado pela delicadeza de como conduziu essa película familiar. Uma história de amizade entre um ser extraterreno e um garoto, filho de uma mãe divorciada, pontuados novamente pelo belíssimo tema de John Williams.

5-) ENCURRALADO
A atuação agonizante de Dennis Weaver, perseguido por um caminhoneiro maníaco, foi feito diretamente para televisão. Mas o sucesso foi tão grande que a película teve uma versão para tela grande. No Brasil por exemplo, "Encurralado" foi um sucesso arrebatador e rendeu a Spielberg portas abertas para qualquer estúdio grande. Ou seja, a saga do motorista perseguido por um caminhão monstro foi o divisor de águas na carreira do cineasta.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

TOP 5-BRASIL

A história dos animais que fugiram do zoológico de Nova York e foram parar na África ganhou uma continuação muito bem sucedida. Que se diga nos cinemas brasileiros, pois "Madasgascar 2", teve a maior estréia do ano, superando "O Cavaleiro das Trevas". Em segundo lugar, a sátira dos irmãos Coen aos filmes de espionagem em "Queime Depois de Ler". George Clooney, Brad Pitt, Frances McDormand, Tilda Swinton e John Malkovich são astros de peso que protagoniza a trama. Na terceira posição, o astro de ação do momento, Jason Stratham, foi o mais visto da semana em terras tupiniquins, graças à "Carga Explosiva 3". Em seguida Leornardo Di Caprio e Russell Crowe em "Rede de Intrigas" e Scarlett Johansson, Rebecca Hall, Javier Bardem e Penélope Cruz em "Vicky Cristina Barcelona". Confira.
1-) Madagascar 2
2-) Queime Depois de Ler
3-) Carga Explosiva 3
4-) Rede de Mentiras
5-) Vicky Cristina Barcelona

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Os 10 Maiores astros de 2008

1-) Heath Ledger
É estranho ver um astro morto no começo do ano, ser eleito como a personalidade do cinema em 2008. Depois de sua misteriosa morte, a figura em torno do ator australiano tomou proporções homéricas, tanto que o sucesso do ano (e da década), não seria o que foi, graças a Heath Ledger. Uma das maiores polêmicas desse ano, era a discussão de que a Academia deveria indica-lo para o Oscar, como uma homenagem pós-mortem.
Além de sua impressionante e assustadora atuação no filme do Batman, Ledger não deixará tão cedo as lembranças dos cinéfilos ao redor do mundo. Tímido e discreto, o astro já tinha começado a despontar depois de "Brockback Mountain". Infelizmente morreu antes de ver seu Coringa nas telonas, consagrando como o personagem de que sempre será lembrado. A Warner Brothers e a DC Comics agradecem.
2-) Robert Downey Jr.
No fundo do poço, Robert Downey Jr. decidiu parar com a vida de drogado, quando comia um Whooper do Burger King. Depois daquela noite, Downey Jr, trilhava novamente o caminho para o estrelato, afinal ninguém nunca duvidou de seu talento. Esse hambúrguer rendeu uma homenagem mais do que especial no mega blockbuster, "Homem de Ferro", no qual era o protagonista. Nas mãos do astro, Tony Stark ganhou vida na forma de um milionário irônico e carismático, em um papel impressionantemente delicioso. Esqueça a tecnologia de "Homem de Ferro" (que é de primeira por sinal), pois é do ex viciado em cocaína que a película se apoia. Além disso, Downey Jr. atuou ao lado de Ben Stiller e Jack Black em, "Trovão Tropical". Considerado pela crítica como a comédia do ano, o filme tem seus defeitos, mas é no papel de Kirk Lazarus que o ator mostrou todos os dotes de um excelente comediante e de um profissional cénico de primeira linha. "The Soloist" com Jamie Foxx é a próxima tacada de Robert Downey Jr. para 2009 e "Sherlock Holmes" para 2010.

3-) Brad Pitt
O galã Brad Pitt estreiou somente em dois filmes, mas mesmo assim 2008 será um ano inesquecível para o astro. Tudo porque suas atuações em "Queime Depois de Ler" e "The Curious Case of Benjamin Button" encheram seu ego de elogios dados por entusiasmados críticos. Enfim o ator recebe o devido mérito de não ser somente mais um rosto bonito. Além disso as causas sociais do astro andam em alta. Ele patrocina campanhas para as vítimas do Furacão Katrina em Nova Orleans e para fome na África. Tudo isso somado ao segundo bebê que sua bela esposa, Angelina Jolie teve nesse ano e a sua participação como protagonista em "Inglorious Bastards" de Quentin Tarantino.
4-) Meryl Streep
Considerada a maior atriz norte-americana viva, Meryl Streep é um caso raro em Hollywood. Com apenas 59 anos, ela já bateu o recorde de indicações de Katharine Hepburn no Academy Awards. Foram 14 vezes, sendo que duas vezes voltou com a estatueta para casa. No próximo Oscar está quase como certo sua indicação para "Doubt", ao lado do excelente Philip Seymour Hoffman. Outro mérito da atriz em 2008, foi o musical "Mamma Mia!" que foi um sucesso mundial. A loira cantou ao lado de Pierce Brosnan, algumas músicas do grupo sueco Abba, e mandou muito bem. Com esse papel, Meryl Streep mostrou ter muitos mais talentos de que se imagina e que sua versatilidade está em alta.

5-) Javier Bardem
O latin lover Javier Bardem garantiu em 2008, um Oscar por sua inesquecível atuação em "Onde Os Fracos Não Tem Vez". Seu Anton Chigurh foi a mais impressionate atuação como coadjuvante da década. Não era a toa que todas as mídias apostavam em uma vitória fácil de Bardem no Oscar. Agradeceu aos irmãos Coen e até sua mãe que estava na primeira fila, prestigiando o filho. Esqueceu apenas de seu affair, Penelope Cruz, na qual contracenaram em "Vicky Cristina Barcelona". Apesar do fracasso mais do que previsível nos EUA, Bardem, Cruz e Scarlett Johasson protagonizaram um dos filmes mais sexys do ano, tudo na batuta de um dos maiores cineastas vivos; Woody Allen. O astro espanhol mostrou seu charme para ao mundo e se bobear pode até receber uma indicação para o Academy Awards. Seria sua quarta.

6-) Anne Hathaway
Quem diria que a mocinha do "Diário da Princesa" iria para algum lugar além de um curto estrelato em produções adolescentes. Anne amadureceu bastante desde sua estréia no cinema. Atuou ao lado de Meryl Streep em "O Diabo Veste Prada", a dois anos e voltou com tudo para o independente, "Rachel Getting Married". A jovem atriz também segurou as pontas em "Agente 86" com Steve Carrell. Diante de tanto sucesso, Tim Burton chamou a jovem para atuar como a Rainha Branca na versão dark de "Alice no País das Maravilhas", ao lado de Johnny Depp. A Academia está de olho nela para o ano que vem. Vamos aguardar.


7-) Penelope Cruz
A espanhola enfim conseguiu se achar em Hollywood. Depois de idas e vindas, Penelope Cruz fixou na terra do Tio Sam com sua excelente Maria Elena de "Vicky Cristina Barcelona" de Woody Allen. Ao lado de seu namorado, Javier Bardem, Penélope desponta como uma das maiores atrizes ibéricas de todos os tempos. Além da Maria, Penélope atuou em Elegy, ao lado de Ben Kingsley. Ambas atuações elogiadíssimas pelos críticos do mundo todo.

8-) Mickey Rourke
Em meados da década de 90, ninguém mais lembrava de Mickey Rourke. Um dos maiores galãs da década de 80, Rourke arrebatou corações de moças com suas performances em "9 1/2 Semana de Amor" e "Coração Satânico". Mas envolveu-se em problemas e virou lutador de boxe profissional. Ficou deformado e entrou para o esquecimento. Até que voltou em 2000, no péssimo "Get Carter". Fez ponta em "Era Uma Vez no México" e ficou cult na adaptação dos quadrinhos, "Sin City". Mas foi em 2008 que Mickey Rourke encontrou-se com a palavra redenção. Em "The Wrestler", o ator arrancou aplausos efusivos dos críticos de Veneza e recebeu um prêmio por lá. Depois disso, coleciona indicações ao redor do mundo por sua performance. Incrivelmente é o favorito para ganhar o Oscar de melhor ator no ano que vem. A continuação de "Sin City" está prevista para 2010, e seu nome é mais do que confirmado. Quem diria hein?!

9-) James Franco
Com medo de ficar na sombra de Harry Osborn da trilogia do "Homem Aranha", James Franco tentou sair dessa que poderia ser sua maior maldição. Depois do último filme do homem aracnídeo, Franco aventurou-se na comédia drogada, no melhor estilo de Cheech e Chong, em "Pineapple Express" ao lado de Seth Rogen e do aclamado diretor indie, David Gordon Green. Mas não é só de Saul Silver (Pineapple Express) que o ano de Franco foi feito. Ao lado de Sean Penn e Josh Brolin, o ator protagoniza um romance homossexual em "Milk". A película de Gus Van Sant é a mais cotada em todos prêmio ao redor do mundo. E Franco consegue se dar bem em meio a tantas atuações primorosas.
10-) Angelina Jolie
Meio clichê colocar a estrela e mãe de família na lista dos maiores astros de 2008. Eu sei todo mundo faz isso, não sou criativo, mas sou observador. Sim ela merece estar aqui porque fez coisas boas pela sétima arte nesses últimos 12 meses. "The Changeling" de Clint Eastwood, "O Procurado" e "Kung Fu Panda" foram três filmes que contam com o nome da bela em seus créditos. Foi a pessoa mais esperada em Cannes para esse ano, e apareceu grávida de 8 meses do galã Brad Pitt. Esse último por sinal com um belíssimo ano nas costas (vide sua terceira posição). O ditado que diz que por trás de um grande homem há uma grande mulher, se encaixa nesse contexto. Ressalva de que Jolie não precisa estar nem atrás e nem na frente de nenhum homem. Mas ai é outra história.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

TOP 5-EUA

O remake da ficção científica, "O Dia em que a Terra Parou", estrelado por Keanu Reeves e Jennifer Connelly faturou a primeira colocação em sua estréia em terras estadunidenses. Em seguida o clima natalino prevaleceu com Vince Vaughn e Reese Witherspoon em "Four Christmases". Por duas semanas consecutivas, a comédia garantiu o topo da lista. A história romântica de vampiros, "Crepúsculo", baseada no best seller de Stephenie Meyer, ficou com o terceiro lugar. A animação da Disney, "Bolt" e a mega produção, "Australia" ficou com a quarta e quinta posição respectivamente. Confira os números.
1-) The Day the Earth Stood Still de Scott Derrickson
Estreiou com: U$ 31 Milhões
2-) Four Christmases de Seth Gordon
Último fim de semana: U$13.3 Milhões
Total: U$88 Milhões
3-) Twilight de Catherine Hardwicke
Último fim de semana: U$8, 01 Milhões
Total: U$150 Milhões
4-) Bolt de Bryon Howard e Chris Williams
Último fim de semana: U$7.51 Milhões
Total: U$88.9 Milhões
5-) Australia de Baz Luhrmann
Último fim de semana: U$4.29 Milhões
Total: U$37.9 Milhões

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Vencedores do National Board

Melhor filme: Slumdog Millionaire de Danny Boyle
Melhor ator: Clint Eastwood (Gran Torino)
Melhor atriz: Anne Hathaway (Rachel Getting Married)
Melhor ator coadjuvante: Josh Brolin (Milk)
Melhor atriz coadjuvante: Penelope Cruz (Vicky Cristina Barcelona)
Melhor diretor: David Fincher (The Curious Case of Benjamin Button)
Melhor filme estrangeiro: Mongol
Melhor documentário: Man On Wire
Melhor animação: WALL-E
Melhor elenco: Doubt



Surpresa total para a premiação do veterano Clint Eastwood. O ano parece estar perfeito para Mickey Rourke em "The Wrestler". Sean Penn por "Milk" e Philip Seymour Hoffman por "Doubt" também devem ser algumas apostas para indicações de outras premiações. Já na categoria feminina a jovem Anne Hathaway parece que vai lotar sua estante de troféus. "Rachel Getting Married" é um drama romântico que anda arrancando elogios da crítica. Josh Brolin venceu o prêmio da National Board Review e pode ser ndicado ao Oscar também, pelo papel do rival do político Milk, no filme de Gus Van Sant. "Vicky Cristina Barcelona" tem dois nomes; Javier Bardem e Penelope Cruz. Bardem pode aparecer em algumas indicações, mas Penélope Cruz tem tudo para faturar vários prêmio. Tudo graças a seu histérico personagem no último filme de Woody Allen. O cineasta David Fincher repetiu sua parceria com o galã Brad Pitt em "TheCurious Case o Benjamin Button" e levou para a casa o mérito de melhor cineasta de 2008. Danny Boyle não ganhou, mas viu seu filme ser prestigiado com o prêmio máximo, na comédia dramática, "Slumdog Millionaire". O robô fofo da Pixar, Wall-e também não foi esquecido pelos críticos e ganhou na categoria de melhor animação. É amigos cinéfilos do meu Brasil, foi dada a largada para temporada 2008/2009 de premiações. Agora basta aguardar.
P,S- Cadê o Heath Ledger?

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Indicados para o Spirit Awards

A parte independente de Hollywood já tem os indicados de sua principal cerimônia, o Spirit Awards, que acontece em Fevereiro. O maior número de indicações ficou para, "O Casamento de Rachel", estrelado por Anne Hathaway. A película é dirigida pelo veterano, Jonathan Demme de clássicos como, "O Silêncio dos Inocentes" e "Filadélfia". "The Wrestler" de Darren Aronofsky também recebeu algumas indicações incluindo, melhor filme e ator para Mickey Rourke. Outro figurão que desponta nessa premiação é Woody Allen. Nada mais justo, para um prêmio cinematográfico de cunho independente. Confira a seguir algumas indicações.
MELHOR FILME- Rachel Getting Married (FOTO)
Melhor Atriz- Michelle Williams- Wendy and Lucy (FOTO)
Summer Bishil, "Towelhead"
Anne Hathaway, "Rachel Getting Married"
Melissa Leo, "Frozen River"
Tarra Riggs, "Ballast"

Melhor Ator- Mickey Rourke- The Wrestler (FOTO)
Javier Bardem, "Vicky Cristina Barcelona"
Richard Jenkins, "The Visitor"
Sean Penn, "Milk"
Jeremy Renner, "The Hurt Locker"

Melhor Atriz Coadjuvante- Penelope Cruz- Vicky Cristina Barcelona (FOTO)
Melhor Ator Coadjuvante- James Franco- Milk (FOTO)
Anthony Mackie, "The Hurt Locker"
Charlie McDermott, "Frozen River"
JimMyron Ross, "Ballast"
Haaz Sleiman, "The Visitor"

Melhor Diretor- Courtney Hunt- Frozen River (FOTO)

Melhor Roteiro- Charlie Kaufman- Synechdoce, New York (FOTO)
Woody Allen, "Vicky Cristina Barcelona"
Anna Boden and Ryan Fleck, "Sugar"
Howard A. Rodman, "Savage Grace"
Christopher Zalla, "Sangre de Mi Sangre"


Melhor Documentário- Encounters at the End of the World de Werner Herzog (FOTO)
"The Betrayal (Nerakhoon)"
Dirigido por: Ellen Kuras and Thavisouk Phrasavath
"Man on Wire"
Dirigido por: James Marsh
"The Order of Myths"
Dirigido por: Margaret Brown
"Up the Yangtze"
Dirigido por: Yung Chang

Melhor Filme Estrangeiro- Silent Light de Carlos Reygadas (México/França/Holanda/Alemanha (FOTO)
"The Class" (França)
Dirigido por: Laurent Cantet
"Gomorrah" (Itália)
Dirigido por: Matteo Garrone
"Hunger" (UK/Irlanda)
Dirigido por: Steve McQueen
"Secret of the Grain" (França)
Dirigido por: Abdellatif Kechiche

 

Blogroll

free counters

Minha lista de blogs