domingo, 30 de novembro de 2008

OS MELHORES PERSONAGENS DA HISTÓRIA DO CINEMA

A famosa revista EMPIRE, soltou essa semana sua lista com os 100 personagens mais marcantes do cinema norte-americano. Como é sabido, os estadunidenses adoram esse tipo de lista. Muitas vezes, injustas. Na primeira posição ficou Tyler Durden, o mentor carismático de "Clube da Luta" (1999). O galã Brad Pitt foi quem interpretou o inesquecível personagem. Em segundo Lugar ficou Darth Vader da saga "Star Wars". Heath Ledger e seu Coringa ficaram com a medalha de bronze. O critério para a escolha do personagem era seu carisma na tela e o efeito que ele deu no espectador após a exibição da película. Veja a seguir alguns personagens e suas respectivas posições.
1-) Tyler Durden (Brad Pitt)
Clube da Luta
2-) Darth Vader (David Prowse/James Earl Jones)
Star Wars
3-) The Joker (Heath Ledger)
O Cavaleiro das Trevas
4-) Han Solo (Harrison Ford)
Star Wars
5-) Hannibal Leckter (Anthony Hopkins)
O Silêncios dos Inocentes, Hannibal e Dragão Vermelho
10-) Vito Corleone (Marlon Brando)
O Poderoso Chefão
20-) Forrest Gump (Tom Hanks)
Forrest Gump-O Contador de Histórias
30-) Jigsaw (Tobin Bell)
Jogos Mortais 1, 2, 3, 4 e 5
40-) Patrick Bateman (Christian Bale)
Psicopata Americano
50-) Quint (Robert Shaw)
Tubarão
60-) Ace Ventura (Jim Carrey)
70-) Atticus Finch (Gregory Peck)
O Sol é Para Todos
80-) Norman Bates (Anthony Perkins)
Psicose
90-) A Bruxa do Oeste (Margaret Hamilton)
O Mágico de Oz
100-) Martin Riggs (Mel Gibson)
Máquina Mortífera 1, 2, 3 e 4

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Estréias da semana no Brasil

Duas boas estréias nessa semana nos cinemas brasileiros. Uma dirigida por Ridley Scott, outra pelos irmãos Coen. "Rede de Intrigas" é garantia de diversão com Leonardo DiCaprio e Russell Crowe no papel de dois agentes da CIA, em busca de um chefão do Al Quaeda que planeja atacar os EUA. Já ,"Queime Depois de Ler" é uma comédia satírica do mundo da espionagem. No elenco estão nomes como George Clooney, Brad Pitt, Frances McDormand, John Malkovich e Tilda Swinton. "Terra Vermelha" do italiano Marco Bechis, é a retratação do estado dos índios no Brasil do novo século. A produção itálo-brasileira foi indicada para o Festival de Venza como melhor película. "Um Amor de Vizinho" e "Deserto Feliz" são as outras duas estréias da semana. Confira.
Queime Depois de Ler de Joel Coen e Ethan Coen
Rede de Intrigas de Ridley Scott
Terra Vermelha de Marco Bechis

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Futuras estréias-Fim de ano nos EUA

A época natalina é a segunda maior safra de filmes do ano. Em meados de Dezembro, os estúdios guardam embaixo da manga, grandes produções para arrecadar uma boa grana e fechar o ano com chave de ouro. Películas com mais qualidade, e menos ação são as mais comuns. É nesse período que as principais premiações divulgam seus indicados. Em compensação, o começo de Janeiro é um fiasco. Confira a seguir alguns desses filmes que vão estreiar em Dezembro nos EUA.
Repetindo o sucesso de "Showgirls", a musa Beyoncé une seus atributos fisicos e seu potencial de voz para contar a história da gravadora, Cadillac Records. Adrien Brody e Jeffrey Wright também estão no elenco.
Philip Seymour Hoffman e Meryl Streep no mesmo filme. Dois talentos como eles, unidos com a queridinha Amy Adams, só pode render um filme de ótima qualidade. Ainda mais tratando-se de um filme sobre religião. Polêmicas a vista.

Samuel L.Jackson rodeado de belas mulheres e dirigido por Frank Miller (Sin City). Sucesso na certa, nesse que será o último grande blockbuster do ano lançado nos EUA.

A história do labrador que conquistou milhões de fãs por todo mundo tinha que chegar aos cinemas. Owen Wilson interpretou o dono do mascote, nessa história real de amor. Jennifer Aniston interpreta a mulher de Wilson.

Will Smith é o ator mais poderoso de Hollywood. Também puderá. Ele une seu carisma com um talento admirável. Depois de "The Pursuit of the Happiness", o cineasta Gabrielle Muccino e o astro se unem nesse novo drama que promete ser um sucesso.

Tom Cruise e o diretor Bryan Singer se unem para contar a história verdadeira de militares que planejavam a morte de Hitler. Depois de muita polêmica, o filme será lançado de forma limitada em Dezembro. Tudo para concorrer ao Oscar. Mas parece que o filme será um fiasco.

Uma dos primeiros posts do blog tratava-se desse filme. Finalmente ele chegará às telonas com a dupla de sucesso Kate Winslet e Leonardo DiCaprio. Sam Mendes dirige a esposa e o galã de Titanic.

Gus Van Sant e Sean Penn se juntam para contar a história do primeiro político homossexual da história dos EUA. O sucesso pode vir, ainda mais depois que Barack Obama foi eleito o novo presidente dos EUA. A quebra de tabus na política norte-americana em foco.

O retorno de Mickey Rourke nas telinhas de cinema promete ser triunfal. A história do lutador pode ser indicado para várias estatuetas do Oscar.

Brad Pitt e Cate Blanchett prometem sacudir os estadunidenses na época de natal com "The Curious Case Of Benjamin Button". O galã interpreta um homem que sofre de uma doença rara que quanto mais velho fica, mais jovem é sua aparência.

Gran Torino promete ser uma boa ação dirigida por Clint Eastwood. O próprio menciona que essa será sua última vez que aparecerá em frente das câmeras. Esperamos que seja apenas um blefe.

TOP 5-BRASIL

Os brasileiros continuam fixados com as aventuras de James Bond, no novo "Quantum of the Solace". A película foi a mais vista no Brasil e no mundo todo. Woody Allen bate todos os recordes com "Vicky Cristina Barcelona", sua maior bilheteria na história do país. A mais vista antes do quadrado amoroso (Javier Bardem, Scarlett Johansson, Penelope Cruz e Rebeca Hall) era "Match Point". A fraca ação "Max Payne", inspirada no video-game com mesmo nome ficou na terceira posição. O terror protagonizado pela bela Liz Taylor, "Os Estranhos" ficou na quarta posição seguido por "High School Musical 3". Confira.

1-) Quantum of the Solace
2-) Vicky Cristina Barcelona
3-) Max Payne
4-) Os Estranhos
5-) High School Musical 3

sábado, 22 de novembro de 2008

BLOWUP-DEPOIS DAQUELE BEIJO (1966)

Blowup certamente é um dos filmes que melhor retratou a década de 60. Seja no ponto de vista da moda, com sua roupas e penteados extravagantes, seja no vazio existecial da juventude daquele período. Principalmente a dos ingleses que se reuniam como zumbis para se drogar ou para ouvir rock roll. Thomas (David Hemmings) nutre uma paixão pela fotografia, seu maior lazer e sua profissão. Somente através de fotos Thomas consegue expressar seus verdadeiros sentimentos. Longe da máquina, o fotógrafo é apenas mais um arrogante e mulherengo jovem britânico. Até que em uma manhã o rapaz registra imagens de um assassinato em um parque. O que parecia ser um bucólico parque em meio a agitação da cidade, agora era palco de um crime. Sua busca por ajuda é mais difícil do que parece, pois ele mesmo não consegue se ajudar. Essa obra do italiano Michelangelo Antonioni, assemelha-se muito com "A Doce de Vida" de seu conterrâneo Federico Fellini. Trata-se de um homem que é dividido entre os prazeres carnais da vida, e a dura e crua realidade da existência humana. "Blowup" não é um filme fácil de ser assistido, pois você deve estrar disposto à admirar as centenas de quadros expostos pelo diretor de fotografia italiano, Carlo Di Palma. Tudo isso trilhado pelo mestre do jazz, Herbie Hancock, que no ápice de seus 26 anos, compôs empolgantes melodias para a película. Como em "Repulsa ao Sexo" (leia abaixo), "Blowup" é a estréia de um grande cineasta em um filme falado todo em inglês. Assista, reflita e se quiser me mande um comentário sobre essa experiência cinematográfica. Se não, continue sendo mais um pálido mímico que desvirtua e fecha os olhos para a verdadeira realidade.

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

REPULSA AO SEXO (1965)


A década de 60 foi marcada por diversas mudanças de comportamento na sociedade mundial. Entre elas a luta pela igualdade de direitos entre os dois sexos. Ou seja, homens e mulheres deveriam dividir o espaço de forma igual sem nenhum tipo de machismo e preconceito. O sexo, um antigo tabu, naquele momento era acessível para todos. Como na película que essa crítica se refere, o sexo muitas vezes pode ser traumatizante, ainda mais para pessoas do sexo feminino que não estão acostumadas com os hormônios vorazes de um homem. Caso da belíssima Carole Ledoux (Catherine Deneuve), uma jovem que mora junto com sua irmã Helene (Yvonne Furneaux), e que trabalha em um grande salão de beleza londrino. É lá que Michael (Ian Hendry), conhece a acanhada Ledoux e apaixona-se por seu jeito misterioso. Porém a moça que antes parecia vulnerável, passa a se portar estranho quando sua irmã vai viajar para a Itália ao lado de seu amante. Carole passa a ter alucinações de estupro e de que as paredes de seu apartamento estão rachando. Até que subitamente a moça é acometida por um brusco impulso violento, e mata o apaixonada rapaz que lhe procurava incansavelmente. A partir daí, o cineasta francês Roman Polanski transforma Catherine Deneuve (em começo de carreira), em uma das figuras mais medonhas que o cinema já criou. E no fim da película revela-se que a atordoada garota não apenas repudiava o sexo, como desde criança mantinha uma aparência sinistra apesar de sua admirável beleza. Detalhe que esse filme foi o primeiro falado em inglês que Polanski dirigiu em sua bem sucedida carreira cinematográfica. Anos mais tarde o francês dirigiria obras-primas como, "O Bebê de Rosemary", "Chinatown" e "O Pianista". Infelizmente, "Repulsa ao Sexo" é um filme desconhecido para o grande público, mas merece ser visto, pois é um dos melhores do cineasta. O suspense não deve nada aos filmes do velho mestre. Se Alfred Hitchcock assistiu a esse longa, com certeza arrependeu-se de não ter dirigi-lo. Confira.

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Curta o feriado e o fim de semana

Se você, diferentemente de mim, não trabalhar nesse feriado e emendar a sexta com o fim de semana, terá várias opções de entretenimento. A minha favorita é assistir a filmes (um cara que tem um blog de cinemam dificilmente iria ter o crochê como hobby favorito). Portanto vou indicar algumas películas que estão estreiando nos cinemas brasileiros e que estão nas prateleiras das locadoras. Boa malemolência para os sortudos.
Locadora-Kung Fu Panda (Para toda família)
Cinema-Os Estranhos (Para ver com a namorada medrosa)
Cinema-007-Quantum of Solace (Adrenalina para ver com os amigos)
Cinema- [Rec] (Para ver com amigos e/ou com a namorada medrosa)
Cinema-Vicky Cristina Barcelona (Não leve a namorada-perigo de discutir o relacionamento)
Locadora-As Crônicas de Nárnia - Príncipe Caspian (Boa aventura para ver com quem quiser)

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

TOP 5-EUA

Esse último fim de semana norte-americano não teve grandes novidades, com exceção da estréia de "Quantum of Solace", a nova película de James Bond. O 007 loiro, interpretado por Daniel Craig ficou na primeira colocação e arrecadou gordos U$70.4 milhões. "Madagascar: Escape 2 Africa" já é a terceira animação mais vista nos cinemas norte-americanos do ano, perdendo para Wall-e e Kung Fu Panda. O leão Alex, a zebra Marty, a girafa Melman e a hipopótama Gloria ficaram em segundo lugar. A comédia "Role Models", com Seann William Scott e Paul Rudd ficou em terceiro. Em seguida ficou a terceira parte da franquia do "High School Musical" com o galã teen Zac Efron. A senhora Pitt está arrancando aplausos de críticos e público em "Changeling" do veterano Clint Eastwood. O filme que fala de uma mãe desesperada que encontra-se em apuros e decide investigar o suposto caso de troca de bebês em plena década de 20, ficou em quinto na famigerada lista dos mais vistos. Confira os números abaixo.
1-) Quantum of Solace de Marc Forster
Estreiou com: U$70.4 milhões
2-) Madagascar: Escape 2 Africa de Eric Darnell e Tom McGrath
Última semana: U$36.1 milhões
Total: U$118 Milhões
3-) Role Models de David Wain
Último final de semana: U$11.7 Milhões
Total: U$38.1 Milhões
4-) High School Musical 3: Senior Year de Kenny Ortega
Último fim de semana: U$5.88 Milhões
Total: U$84.4 Milhões
5-) Changeling de Clint Eastwood
Último fim de semana: U$4.25 Milhões
Total: U$27.6 Milhões

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

TOP 5-EUA

Fim de ano chegando juntamente com as melhores películas que Hollywood preparou para o Oscar 2009. Nesse último fim de semana, um dos possíveis indicados, "Changeling" de Clint Eastwood permaneceu na lista dos cinco mais vistos. "Madagascar: Escape 2 Africa", continuação da divertida animação de 2004, ficou em primeiro lugar. Em seguida a comédia, "Role Models" com Seann William Scott e o ótimo Paul Rudd conquistou incríveis U$19.3 Milhões. A película conta ainda com um dos atores revelações dessa nova safra de comediantes; Christopher Mintz-Plasse vulgo McLovin do Superbad. O terceiro colocado foi "High School Musical 3-Senior Year" e em seguida ficou o novo filme da musa Angelina Jolie, "Changeling". Seth Rogen e Kevin Smith ficaram em quinto, com o elogiado "Zack and Miri Make a Porno". Confira os números abaixo.

1-) Madagascar: Escape 2 Africa de Eric Darnell e Tom McGrath
Estreiou com: U$63.5 Milhões
2-) Role Models de David Wain
Estreiou com: U$19.3 Milhões
Última semana: U$9.29 Milhões
Total: U$75.7 Milhões
4-) Changeling de Clint Eastwood
Última semana: U$7.28 Milhões
Total: U$20.6 Milhões
5-) Zack and Miri Make a Porno de Kevin Smith
Última semana: U$6.52 Milhões
Total: U$20.9 Milhões

 

Blogroll

free counters

Minha lista de blogs