sexta-feira, 30 de maio de 2008

Lançamentos no cinema

A onda de blockbusters continua essa semana com a segunda parte da trilogia "As Crônicas de Nárnia", onde as crianças do primeiro filme retornam um ano depois para terra mágica. Só que o local está diferente pois se passou 1.300 anos em relação a primeira aventura. O filme ficou em primeiro lugar nas bilheterias mas foi desbancado semana passada por Indiana Jones. O cinema nacional está representado com "Corpo" de Rossana Foglia e Rubens Rewald e o francês com "Quando Estou Amando" de Xavier Giannoli e "A Quase Verdade" de Sam Karmann. A reestréia de "O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro" de Glauber Rocha também é um dos grandes destaques da semana, com sua versão remasterizada digitalmente feita pelos europeus no ano passado.
As Crônicas de Nárnia - Príncipe Cáspian de Andrew Adamson
O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro de Glauber Rocha
Corpo de Rossana Foglia e Rubens Rewald
"A Quase Verdade" de Sam Karmann
Quando Estou Amando de Xavier Giannoli

segunda-feira, 26 de maio de 2008

FITZCARRALDO (1982)


Já está ficando chato. Toda vez que assisto a uma película do cineasta Werner Herzog, eu sempre posto algum comentário no blog. Dessa vez não será diferente. Vou escrever a respeito do épico "Fitzcarraldo". Obsessão é o principal tema do filme sendo na frente ou atrás da câmeras. Na frente, pois o protagonista (Klaus Kinski) que dá nome ao filme, é um irlandês que sonha em construir uma ópera no meio da floresta amazônica. Fitz conta com a ajuda de Don Aquilino (José Lewgoy) e de sua amada, a cafetona Molly (Claudia Cardinale), para financiar uma viagem que trará de volta muita borracha. Com o dinheiro que conseguir poderá enfim concluir seu sonho. No perigoso trajeto, o aventureiro comanda um navio rumo à uma perigosa região habitada por índios encolhedores de cabeças. Assustada a tripulação abandona Fitz e mais três tripulantes. Entretanto o destemido comandante não contava com a ajuda da temida tribo que se impressiona com a grandiosidade do barco. Unindo a obsessão e inteligência de Fitzcarraldo, com a misteriosa vontade dos indígenas, o navio atravessa uma montanha via terra, mas por fim deságua no rio mais perigoso da Amazônia e quase causa uma desgraça. A belíssima cena final, nos mostra que os sonhos podem ser simplificados e que a obsessão, não é a melhor ferramenta para esse artifício. Herzog, com certeza, por trás das câmeras consegue nesse espetacular filme, nos mostrar que seu trabalho como diretor foi tão àrduo quanto o de Fitz. Só de pensar que teve que dirigir centenas de índios que estavam dipostos à assassinar o difícil Klaus Kinski e ter que se aventurar pelas nervosas correntes dos afluentes do Rio Amazonas, cansa qualquer um. Os bastidores da película gerou até um documentário e sem exagero pode ser considerado um dos filmes mais difíceis de ser feito da história. Herzog enxergou em si a alma obsessiva de Fitzcarraldo, nessa obra-prima do cinema mundial.

Vencedores do Cannes 2008


Depois de duas semanas e muitos astros mundiais terem passado pelo famoso tapete vermelho francês, a 61º Festival de Cannes se encerrou nesse domingo (25), com o frânces "Entre Les Murs" de Laurent Cantet sendo o vencedor da Palma de Ouro. Infelizmente o Brasil não levou, contudo a paulistana e protagonista de "Linha de Passe", Sandra Corveloni, desbancou a favorita Angelina Jolie e ganhou na categoria de melhor atriz. O ator vencedor foi o porto-riquenho Benicio Del Toro, que também tem um Oscar em sua instante de troféus. Del Toro protagonizou o revolucionário Che Guevara em "Che" de Steven Soderbergh. Confira abaixo a lista de todos vencedores.
Palma de Ouro: "Entre les murs" de Laurent Cantet
Grande Prêmio do Festival: "Gomorra", do italiano Matteo Garrone
Prêmio do Júri: "Il Divo", do italiano Paolo Sorrentino

Melhor Atriz: a brasileira Sandra Corveloni ("Linha de passe")

Melhor Ator: o porto-riquenho Benicio del Toro ("Che")

Melhor Diretor (mise en scène): o turco Nuri Bilge Ceylan ("Üç Maymun" / Três macacos)

Melhor Roteiro: os belgas Jean-Pierre et Luc Dardenne ("O silêncio de Lorna")
Palma de Ouro para Curta-metragem: "Megatron", do romeno Marian Crisan

Menção especial para Curta-metragem: "Jerrycan", de Julius Avery Câmera de Ouro: "Hunger", do inglês Steve McQueen

Menção especial: "Ils mourront tous sauf moi", da russa Valeria Gaï Guermanika-Prêmio especial do 61º Festival de Cannes: a atriz francesa Catherine Deneuve ("Un conte Noël") e o ator e diretor americano Clint Eastwood ("The exchange")

Cannes 2008 em imagens

Samantha Morton, Michelle Williams, Philipp Seymour Hoffman e Catherine Kenner, que integram o elenco de Synecdoche, New York do roteirista e diretor, Charlie Kauffman, na sexta-feira (23)
Dennis Hopper e o cineasta Wim Wenders antes da exibição de "Palermo Shooting" no sábado (24)

O Brasil não passou em branco, e faturou o prêmio de melhor atriz para Sandra Corveloni do filme "Linha de Passe". Como Sandra não pode viajar à Cannes, os diretores Walter Salles e Daniela Thomas receberam o prêmio pela prestigiada
O filme "Entre les Murs" recebeu a Palma de Ouro em Cannes de Melhor Filme para o francês Laurent Cantet

Sydney Pollack (1934-2008)


O ator e cineasta norte-americano, Sydney Pollack, faleceu essa segunda-feira, devido a complicações com o câncer. O diretor de "Entre Dois Amores", "Tootsie" e "A Firma", também era conhecido por ser produtor de películas de alta qualidade como "Razão e Sensibilidade", "O Talentoso Mr.Ripley", "Cold Mountain" e "Conduta de Risco". No campo da atuação trabalhou com diretores renomados como Woody Allen (Maridos e Esposas) e Stanley Kubrick (De Olhos Bem Fechados). Estava trabalhando para uma produção da HBO, quando largou misteriosamente devido sua doença e desde então nunca mais se soube de Pollack, até hoje. Faleceu ao lado em sua casa ao lado de sua família.

quinta-feira, 22 de maio de 2008

INDIANA JONES E O REINO DA CAVEIRA DE CRISTAL-Lançamentos da semana

Enfim estréia mundialmente, o blockbuster mais aguardado de 2008. O quarto filme da saga do arqueólogo mais famoso do cinema, se passa durante a Guerra Fria, quando Jones e Williams (Shia LaBeouf) partem para Peru em busca da lendária caveira de outro planeta. Durante a busca, o aventureiro descobre que os soviéticos liderados por Irina Spalko (Cate Blanchett), também estão em busca do artefato. A crítica e o público aplaudiram entusiasmados a sessão em Cannes, e com toda certeza vai ser o grande sucesso do ano.
Para o público mais underground e fãs de boa música, a biografia Control de Anton Corbjin, conta a história do depressivo vocalista Ian Curtis, da extinta banda Joy Division. O protagonista é interpretado por Sam Reiley.
Para os fãs do cinema mexicano, a boa pedida é Luz Silenciosa de Carlos Reygadas. Já o filme brasileiro representante da semana é Cleópatra de Julio Bressane, que por não ter traços Hollywoodianos e ser tratatado satiricamente, pode virar um verdadeiro CULT.
Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal de Steven Spielberg
Control de Anton Corbjin
Luz Silenciosa de Carlos Reygadas
Cleópatra de Julio Bressane

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Cannes 2008

Passado uma semana depois da primeira exibição (Blindness de Fernando Meirelles), o Festival de Cannes 2008, está chegando em sua reta final. Muitos filmes já passaram e foram vistos como os esperados Linha de Passe de Walter Salles e Daniela Thomas e The Changeling do veterano ator e cineasta Clint Eastwood, que foi o mais aplaudido até agora. A película tem a presença forte e carismática da atriz Angelina Jolie que é a protagonista do longa, onde representa uma mãe que busca sua filha sequestrada na década de 20. Outras presenças ilústres foras as de Jack Black e Dustin Hoffman para promover o desenho Kung-Fu Panda. Indiana Jones também esteve presença em terras francesas com direito ao elenco todo. O jogador de futebol, Diego Maradona e o cineasta Emir Kusturica, foram as grandes atrações de ontem ao lado de Eastwood e Jolie. O ex-craque, como sempre, polemizou com seus comentários afiados sobre ícones como Pelé, Bush e Reagan. Ainda faltam várias aparições e exibições, mas o melhor do festival já aconteceu nesses primeiros sete dias. Confira algumas imagens.
Diego Maradona e Emir Kusturica
Clint Eastwood e Angelina Jolie
Manoel Oliveira e Michel Piccoli
Marco Tullio Giordana e Monica Bellucci
Mathieu Kassovitz e Jean-Stéphane Sauvaire

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Últimas Novidades de Cannes

Desde a última atualização do blog, muitas águas passaram na riviera francesa. Spielberg, Lucas e Ford, por exemplo desembarcaram em Cannes, para estréia mundial do novo filme do Indiana Jones. O final de semana também contou com as ilústres presenças de Woody Allen e Penelope Cruz para promover Vicky Christina Barcelona e de Monica Bellucci para a exibição de "Sanguepazzo" do italiano Marco Tullio Giordana. No sábado, Walter Salles e o elenco do filme " Linha de Passe", deram as caras para a sessão exclusiva à imprensa e ao júri do Festival de Cannes e foram muito bem recebidos. Hoje pela amanhã os irmãos Dardenne apresentaram “Le silence de Lorna”. Caso essa película leve a Palma de Ouro, Jean-Pierre e Luc levarão o prêmio para Bélgica pela terceira vez.
Woody Allen e Penelope Cruz
George Lucas, Harrison Ford e Steven Spielberg
Walter Salles e compania
Irmãos Dardenne

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Estréias da semana-Brasil

Poucas grandes estréias da semana no circuito nacional. A película da semana fica por conta de Patrick Dempsey na comédia romântica "O Melhor Amigo da Noiva", onde interpreta Tom, um homem que descobre que é apaixonado por sua melhor amiga que vai casar. Agora o rapaz deve correr contra o tempo e tentar conquista-la antes que seja tarde. Para quem gosta mais de adrenalina do que filme "bonitinho", tem a opção de assistir à "Efeito Dominó" com o brutamontes britânico Jason Statham."Longe Dela", é uma boa pedida para quem for mais sensível nesse drama interpretado pela veterana Julie Christie, que recebeu uma indicação por esse filme. O cinema underground também está presente na animação sérvia "Filme Noir". E finalmente a estréia nacional da semana é "Bodas de Papel", com Helena Ranaldi e o argentino Darío Grandinetti.
O Melhor Amigo da Noiva de Paul Weiland
Efeito Dominó de Roger Donaldson
Longe Dela de Sarah Polley
Filme Noir de D. Jud Jones e Risto Topaloski
Bodas de Papel de André Sturm

quinta-feira, 15 de maio de 2008

CANNES 2008-Brasileiros

"Sou brasileiro e estou de acordo que o cinema argentino é maravilhoso.É um presente trabalhar com diretores como Pablo Trapero. Mas me parece complicado generalizar o cinema e colocá-lo em uma categoria de cinema de exportação. Porque creio que há muitos filmes no Brasil que não são feitos com o pensamento de exportação”, desabafou o ator Rodrigo Santoro após um repórter parabenizar Pablo Trapero, pelo cinema argentino que faz filmes para os conterrâneos, não para exportação como no México e no Brasil. Somada a exibição de Blindness de Fernando Meirelles, ontem, os brasileiros estão deixando sua marca nessa edição do festival. Faltam agora as exibições de Linha de Passe de Walter Salles na competição pela Palma de Ouro e A Festa da Menina Morta de Matheus Nachtergaele no Un Certain Regard.
O paulistano Fernando Meirelles apareceu no tapete vermelho nitidamente tenso e na coletiva de imprensa, mencionou que o filme era indigesto suficiente para abrir o festival. Metade da crítica concordou com a afirmação do brasileiro, que agora fará uma escala para Lisboa, onde exibirá o longa para José Saramago, autor do premiado livro, "Ensaio Sobre a Cegueira". Já o galã Rodrigo Santoro, que participa do argentino Leonera de Pablo Trapero, esteve presente na apresentãção esbanjando simpatia e confiança. A película dos Hermanos, foi muito aplaudida e recebeu boas críticas, inclusive para protagonista de Martina Gusman, que na vida real é mulher do cineasta do filme.
Fernando Meirelles and Yusuke Yseia
Rodrigo Santoro, Elli Medeiros,Pablo Trapero, Martina Gusman

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Cannes-1968

1968 foi um ano decisivo para história do século XX. O mundo encontrava-se em um grande caldeirão de idéias e protestos contra regimes totalitários. Foi nesse ano que milhares de estudantes franceses saíram às ruas de Paris, para protestar contra o presidente Charle de Gaulle. Obviamente, o movimento foi "abraçado" por intelectuais de vários setores, inclusive do cinema, que nesse ano viu Henri Langlois (espécie de padrinho da Nouvelle Vague), ser expulso da direção da Cinemateca Francesa pelo ministro da cultura do general de Gaulle. Jean Luc-Godard, François Truffaut e Claude Lelouch foram três dos cineastas que impediram que o Festival de Cannes fosse finalizado, causando alvoroço no meio artístico europeu. Foi na exibição do filme, Peppermint Frappé que Truffaut e Godard correram em direção à tela do Palais des Festivals e fecharam as cortinas, apoiados pelo cineasta da película que estava sendo exibida, Carlos Saura, e Geraldine Chaplin que era a protagonista. Naquela altura, alguns cineastas como Alain Resnais e Valerio Zurlini, já tinham aberto mão de participar do badalado festival da Riviera Francesa. Roman Polanski, Louis Malle e a atriz Monica Vitti que integravam o jurí do Festival, anunciaram que apoiavam a causa. Milos Forman, que era um dos indicados daquela edição para concorrer à Palma de Ouro, foi um dos realizadores que não concordaram com a atitude de Truffaut, Godard e Lelouch . "Pior que saber que nossos filmes não seriam exibidos foi perceber que o estandarte vermelho do comunismo, que nos oprimiu, estava sendo erguido por grandes cineastas. No dia em que "O baile dos bombeiros" estreou em Paris, em 15 de junho, havia uma barricada vermelha em frente aos cinemas que o exibiam" lamentou o cineasta tcheco que anos mais tarde viria a dirigir Um Estranho no Ninho e Amadeus. O Festival de Cannes de 1968 retoma quarenta anos depois, com a exibição do filme que gerou o estopim do protesto, na sessão Classics, com as presenças de Saura e Geraldine.

terça-feira, 13 de maio de 2008

PRÉ CANNES

Começa nessa quarta-feira (14), o 61º Festival de Cannes com os dois principais cineastas brasileiros da atualidade, Walter Salles e Fernando Meirelles. A festa promete surpresas com Sean Penn como presidente do juri. O ator é conhecido por ser politizado, portanto a possibilidade de um filme político faturar a Palma de Ouro, é muito alta. Steven Soderbergh, Clint Eastwood, Wim Wenders, James Gray e Atom Egoyan são alguns dos veteranos indicados. Conheça agora alguns atores, cineastas e produtores que já compareceram ao evento que completa em 2008, 61 anos.
1946-Primeiro Festival de Cannes teve a ilustre presença do cineasta inglês David Lean
1953-Walt Disney e Mel Ferrer
1957-Elizabeth Taylor e Jean Cocteau
1960-Federico Fellini
1966-François Truffaut e Orson Welles
1971-Charles Chaplin
1976-Roman Polanski e Isabelle Adjani
1981-Marcello Mastroianni
1984-Catherine Deneuve e Gerard Depardieu
1989-Elia Kazan e Juliette Binoche
1993-Akira Kurosawa (no centro)
1996-Al Pacino
1999-Pedro Almodóvar e elenco do filme "Tudo Sobre Minha Mãe"
2004-Gael Garcia Bernal, Alberto Granado e Walter Salles
2007-Julian Schnabel
Para acompanhar mais sobre Cannes 2008 acesse CINEMA À LARIOS nas próximas duas semanas.

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Estréias da semana-Brasil

Segunda semana de estréia da safra 2008 de blockbusters, na adaptação cinematográfica dos irmãos Wachowski para o anime Speed Rader de Tatsuo Yoshida. Em terras brasileiras chega a comédia romântica esportiva de época, dirigida por George Clooney, chamada O Amor Não Tem Regras, onde o cineasta e ator interpreta um dono de time de futebol americano que se apaixona pela noiva do principal jogador de sua equipe (Renée Zellweger). Outra película que estréia por aqui, é Stop Loss com Ryan Phillippe, que interpreta um ex-soldado que volta a sua terra natal depois de estar no Iraque combatendo. Sua revolta acontece quando as Forças Armadas Norte-Americana recruta-o novamente. O veterano cineasta Richard Attenborough dirige uma das querindinhas do momento, Mischa Barton em Um Amor Para Toda Vida. A estréia nacional da semana fica por conta de 5 Frações de uma Quase História de Armando Mendz, Cristiano Abud, Cris Azzi, Guilherme Fiúza, Lucas Gontijo e Thales Bahia. O México também está presente com Bella de Alejandro Gómez. Confira os filmes abaixo.

Speed Racer de Andy Wachowski e Larry Wachowski
O Amor Não Tem Regras de George Clooney
Stop-Loss de Kimberly Peirce
Um Amor Para Toda Vida de Richard Attenborough
Bella de Alejandro Gómez

5 Frações de uma Quase História de Armando Mendz, Cristiano Abud, Cris Azzi, Guilherme Fiúza, Lucas Gontijo e Thales Bahia

 

Blogroll

free counters

Minha lista de blogs